10 anos de g1 Santos: Pioneirismo entre afiliadas e mais de 1,5 bilhão de Pageviews

Portal celebra uma década de grandes coberturas, projetos inovadores e resultados impressionantes. Equipe do g1 Santos celebra 10 anos de sucesso do portal
Acervo A Tribuna
O g1 Santos comemora 10 anos nesta sexta-feira (11). Em uma década de existência, o portal estabeleceu seu sucesso em audiência, com números impressionantes, e também em credibilidade, com coberturas que vão desde situações do cotidiano da Baixada Santista e Vale do Ribeira até acontecimentos regionais que garantem repercussão nacional e internacional.
Em março deste ano, inclusive, o site atingiu a marca de mais de 1,5 bilhão de Pageviews, ou seja, páginas visualizadas pelos leitores. Além disso, o portal é conhecido por projetos que renderam a chancela de “pioneiro” entre as afiliadas da Rede Globo. O g1 em 1 Minuto e o podcast Baixada em Pauta são exemplos disso.
Em tempo de celebração, vale o destaque para a “fórmula” que sustenta a qualidade nas produções, que foi implementada desde o início.
“É sempre preciso estar atento a tudo o que acontece na nossa região. Além disso, notícias são histórias bem contadas por bons profissionais. Sempre priorizamos montar uma equipe bem preparada e com vontade de fazer jornalismo de verdade. Apurar com qualidade, agilidade e mostrar todos os lados e detalhes de uma notícia, com certeza, é o nosso diferencial”, explica a coordenadora do g1 Santos, Mariane Rossi.
Criação
O site nasceu em 2012. Desde então, cumpre seu compromisso jornalístico de levar as informações mais importantes da região para os seus leitores. Tudo começou em um projeto de expansão do setor Digital da Globo para as afiliadas. Com esse convite, o Grupo Tribuna adotou o g1 Santos como um dos seus portais de notícias.
“A construção do g1 foi um trabalho de formiguinha. No começo, a gente começou a estudar e a entender o que realmente funcionava na Internet. O processo não é simples. Não foi só virar a chave, lançar um site e se tornar afiliado da Globo também no Digital”, comenta o diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.
Lopes acrescenta que foi a partir de 2014 que a audiência do g1 Santos começou a ter um crescimento exponencial, fato que fez o portal ser considerado um dos “maiores cases de sucesso de audiência entre as afiliadas Globo”.
Pioneirismo
A criação de projetos especiais rendeu ao g1 Santos a fama de “pioneiro”. O portal foi o primeiro entre os afiliados a produzir e exibir o g1 em 1 Minuto local, boletim em vídeo que divulga diariamente as principais reportagens publicadas no site. O conteúdo em questão é transmitido em três edições na programação diária da TV Tribuna, emissora afiliada da Rede Globo, e também disponibilizado na GloboPlay.
Além dele, o podcast Baixada em Pauta, conteúdo em formato de áudio que leva ao público entrevistas com personalidades da região, também é destaque. O programa já se aproxima da 80ª edição.
Nosso compromisso sempre vai ser com a verdade e com o bom jornalismo
Alexandre Lopes apresenta o g1 em 1 Minuto Santos e o podcast Baixada em Pauta
Acervo A Tribuna
“O g1 em 1 Minuto é um dos nossos xodós. Já são mais de cinco anos no ar e é um prazer, para mim, ser o apresentador. Hoje, após eu ter assumido a Direção de Jornalismo do Grupo, ele segue sendo meu ‘elo’ com o veículo que me tornou o jornalista que eu sou. Fomos a primeira afiliada do Brasil a ter o g1 em 1 minuto e, também, somos a única afiliada a ter as edições noturnas, no horário nobre. Também no caso do podcast fomos os primeiros”, destaca o diretor.
A integração entre as redações do g1 Santos e TV Tribuna também rende bons frutos. Juntos, profissionais dos dois veículos produzem um conteúdo especial, o Culinária 013. O programa é exibido no portal às sextas e na emissora aos sábados.
“As duas equipes estão bem integradas. São profissionais que pensam nas duas plataformas, TV e internet. Além disso, tem muito conhecimento e sintonia”, destaca Mariane, idealizadora e apresentadora do conteúdo.
Culinária 013 é exibido no g1 Santos às sextas e na TV Tribuna, emissora afiliada da Rede Globo, aos sábados
g1 Santos
E a evolução continua. Para a nova temporada do programa, as equipes buscaram mais informações sobre a culinária mundial.
“A ideia é trazer pratos típicos e mostrar toda a história e a cultura por trás de cada receita. A comida é algo universal. Todos nós nos alimentamos todos os dias. O desafio é sempre agradar os dois públicos: quem assiste no g1 e quem gosta de ver na TV. Além disso, provocar no público uma vontade de ir para a cozinha e também colecionar bons momentos ao redor da mesa”, explica a coordenadora.
Coberturas marcantes
Em 10 anos de sucesso, milhares de notícias já foram publicadas pelo portal. No entanto, algumas coberturas marcaram a memória dos profissionais envolvidos.
“A mais impactante, com certeza, foi a queda do avião do então pré-candidato à presidência Eduardo Campos. Me marcou por várias razões. A união da equipe em apurar, checar, tomar cuidado para não errar, dar as informações corretas, foi algo muito legal de se ver. A equipe do g1 Santos em 2014 era formada por profissionais brilhantes e fez história”, lembra Lopes.
Acidente com o avião do então pré-candidato à Presidência Eduardo Campos marcou profissionais do g1 Santos
Paulo Whitaker/Reuters
O g1 Santos também é presença garantida nas eleições regionais. Nesses casos, toda a cobertura passa por entrevistas prévias com os candidatos, resultados e até a relação de promessas no período eleitoral com as atitudes tomadas durante os anos de mandato. Nas eleições de 2016, todos os candidatos ao cargo de prefeito das 29 cidades de área de cobertura foram entrevistados em vídeo.
Sucesso
Embora o portal seja referência na área por conta de sua agilidade para divulgar os principais acontecimentos da região, o caminho até o sucesso foi – e continua sendo – trilhado por meio de seriedade, compromisso e dedicação.
Equipe do g1 Santos
Acervo A Tribuna
“Muita gente pergunta o que o g1 Santos tem de diferente em relação aos demais. A gente criou uma fórmula de trabalho e entendeu a audiência. Entendeu que não basta dar o ‘furo’ da notícia. Temos que saber chamar a atenção, usar elementos como vídeos e fotos em praticamente todas as matérias, dar um título que faça com que as pessoas tenham o interesse de ler a história. Passamos por várias mudanças de equipe nos últimos tempos e, justamente pelo padrão criado, o resultado continua melhorando mês a mês. Abril, por exemplo, foi um dos melhores meses da nossa história em termos de audiência e produção”, finaliza o diretor.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Liked Liked