Candidata do PT tem 39,6% de rejeição na ‘capital’ do ABC Paulista

A quatro dias do primeiro turno da eleição municipal, a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) lidera em rejeição em Santo André (SP). É o que indica levantamento do Paraná Pesquisas divulgado na manhã desta quarta-feira, 2.

Vereadora por dois mandatos e ex-secretária municipal de Educação, Bete Siraque é a representante do PT na disputa deste ano pela Prefeitura de Santo André. De acordo com a pesquisa desta quarta-feira, ela é primeira colocada, mas em rejeição. Conforme o instituto, 39,6% dos entrevistados afirmaram que não votariam nela de jeito nenhum.

Dessa forma, a petista é líder isolada no quesito rejeição. Os outros cinco candidatos aparecem com índices inferiores aos 17 pontos porcentuais.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O ranking de rejeição entre os candidatos a prefeito de Santo André se completa com os seguintes indicadores:


Coronel Sardano (Novo) — 16,3%;

Luiz Zacarias (PL) — 15,5%;

Gilvan (PSDB) — 13,5%;

Clenilza (PCO) — 12,1%; e

Eduardo Leite (PSB) — 12%.

Ainda segundo o Paraná Pesquisas, 7,2% afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos. Além disso, 13,4% não souberam responder ou não quiseram participar do levantamento. Nesse sentido, o instituto informa que cada entrevistado poderia rejeitar mais de um político. Assim, a soma passa dos cem pontos porcentuais.

PT líder em rejeição; PSDB na frente em intenções de voto

Enquanto a representante do PT lidera em rejeição, o candidato do PSDB aparece à frente em intenções de voto. De acordo com o Paraná Pesquisas, Gilvan tem 46,3% nesse quesito.

Na parte de intenções de voto, o cenário é de indefinição na disputa pela vice-liderança. Com 3,8 pontos de porcentuais como margem de erro — para mais ou para menos —, três candidatos estão em condição de empate técnico. Bete tem 13,4%, enquanto Leite aparece com 13% e Zacarias registra 12,1%.

A situação de empate técnico, levando-se em consideração a margem de erro, também ocorre entre os outros dois candidatos à Prefeitura de Santo André. Sardano contabiliza 2,8% das intenções de voto. Clenilza, por fim, soma 0,6%.

Conforme o levantamento, o bloco do nenhum/branco/nulo aparece com 6,5%. A parcela de não sabe/não respondeu foi de 5,4%.

Votos válidos na disputa pela Prefeitura de Santo André

Para o levantamento divulgado nesta quarta-feira, o Paraná Pesquisas também apresentou números referentes a votos válidos. Nesse cenário, a saber, foram descartados os porcentuais de nenhum/branco/nulo e não sabe/não respondeu. Gilvan aparece com mais de 50% dos votos válidos nesse sentido.


Gilvan — 52,6%;

Bete — 15,2%;

Leite — 14,7%;

Zacarias — 13,7%;

Sardano — 3,2; e

Clenilza — 0,6%.

Com cerca de 750 mil habitantes e pouco mais de 580 mil eleitores, Santo André conta com possibilidade de segundo turno. Mas isso só ocorrerá se nenhum dos candidatos obtiver mais do que 50% dos votos válidos.

Santo André é considerada a “capital” do Grande ABC Paulista, uma vez que o consórcio que reúne os sete municípios da região fica no centro do município. São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra são as outras cidades da região.

Dados estatísticos da pesquisa na “capital” do ABC Paulista

Para mapear o grau de rejeição e as intenções de voto dos candidatos a prefeito da “capital” do ABC Paulista, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 710 eleitores em potencial. As entrevistas ocorreram de 26 a 30 de setembro.

Com a já mencionada margem de erro der 3,8 pontos porcentuais, o instituto afirma que o grau de confiança do material é de 95%.

A pesquisa de intenções de voto — e rejeição — para a Prefeitura de Santo André conta com registro no Tribunal Superior Eleitoral. O código SP-08815/2024 é o protocolo de acompanhamento nesse sentido.

Leia também: “Partido representa?”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 223 da Revista Oeste

O post Candidata do PT tem 39,6% de rejeição na ‘capital’ do ABC Paulista apareceu primeiro em Revista Oeste.

LikedLiked