Glenn explica recuo de Musk sobre o X no Brasil

Durante entrevista ao podcast Flow, que foi ao ar na sexta-feira 11, o jornalista Glenn Greenwald explicou por que o dono do Twitter/X, Elon Musk, recuou dos avanços que vinha fazendo contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribuna Federal (STF).

Conforme Greenwald, Musk sofreu pressão de bancos, acionistas e governos, sobretudo depois de Moraes bloquear recursos da Starlink para pagar multas do X no Brasil.

“Musk tem pessoas ricas e poderosas falando para ele que não aceitarão ficar apenas assistindo à briga com Moraes enquanto a Starlink perde dinheiro”, disse o jornalista.

Além disso, Greenwald observou que parte dos US$ 44 bilhões obtidos por Musk para adquirir a big tech veio de grandes bancos, entre eles, Morgan Stanley e Bank of America. “Você acha que essas pessoas estavam tranquilas vendo o X fechado no Brasil, um país lucrativo com mercado potencial?”, interpelou.

Glenn Greenwald e reportagens sobre Alexandre de Moraes

Em 13 de agosto, por meio do jornal Folha de S.Paulo, Greenwald publicou uma série de reportagens sobre a atuação de Moraes no STF e como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com as notícias, Moraes usou o TSE para dar musculatura a inquéritos que conduz na Corte, entre eles, o das fake news.

Além disso, o aparto de vigilância do TSE foi usado com a finalidade de censurar figuras próximas do então presidente Jair Bolsonaro e veículos de comunicação, a exemplo da Revista Oeste.

Leia também: “Fora da lei”, reportagem publicada na Edição 233 da Revista Oeste

O post Glenn explica recuo de Musk sobre o X no Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.

LikedLiked