Lula quer escolher novo avião ainda em 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer escolher um novo avião presidencial até o fim deste ano. A entrega e a operação da nova aeronave estão previstas para 2025, segundo informações do governo.

De acordo com a CNN Brasil, Lula solicitou ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a elaboração de um estudo com alternativas de compra. A expectativa é que, até dezembro, o presidente tenha em mãos um relatório detalhado das opções para aquisição.

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Em entrevista recente, Lula disse que a decisão de comprar novos aviões presidenciais beneficia o governo brasileiro. Ele tomou a decisão depois que o atual avião, adquirido em 2004, apresentou problemas durante uma viagem à Cidade do México.

No ano passado, integrantes do governo apresentaram ao presidente estudos sobre a compra de uma aeronave. À época, Lula rechaçou a ideia. O relatório mostrava que a opção mais econômica custaria entre US$ 70 milhões e US$ 80 milhões. O avião atual foi comprado por US$ 56,7 milhões, equivalentes a cerca de US$ 96,4 milhões hoje.

Autonomia de avião de Lula está na média do G20

A aeronave usada pelo presidente está na média dos usados pelos pares do político no G20 — o grupo das maiores economias do planeta.

O Brasil, por exemplo, usa um Airbus A319CJ como avião presidencial. Ele foi comprado durante o primeiro mandato do petista, motivo pelo qual recebeu o apelido de Aerolula. A autonomia desse modelo é de 11 mil quilômetros por hora (km/h). De acordo com o site Poder360, a média dos aviões usados pelos líderes do G20 é de 11,5 mil km/h.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, usa um avião do mesmo modelo do Aerolula, mas fabricado em 2018. Ela governa a Itália, país com Produto Interno Bruto (PIB) per capita na faixa dos R$ 30 mil. No Brasil, por sua vez, a média é de US$ 20 mil.

O governo da Austrália, cujo PIB per capita do país é de US$ 90 mil, também usa um avião com cerca de 11 mil km de autonomia. É um Boeing 737-700.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, voa um modelo mais antigo e com menos autonomia. Trata-se de um Ilyushin Il-96-300PU fabricado em 1996, que pode voar por 7,3 mil km sem reabastecer. A Força Área da vizinha Argentina transporta o presidente Javier Milei em Boeing 757-256 com quase a mesma capacidade.

Entre os aviões presidenciais mais potentes do G20, um grande destaque é o Air Force One — aeronave que transporta o presidente dos Estados Unidos. A maior economia do planeta transporta seu líder em um Boeing 747-200B, fabricado em 1990. Sua autonomia é de 13 mil km.

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