No 2º turno, Fortaleza se divide entre o PT de Lula e o PL de Bolsonaro

A disputa pela Prefeitura de Fortaleza está acirrada neste 2º turno. Divulgado na terça-feira 11, levantamento do Paraná Pesquisas indica o deputado federal André Fernandes (PL) à frente do deputado estadual Evandro Leitão (PT): 48,1% contra 43%. A capital do Ceará marca o embate entre o Partido Liberal do ex-presidente Jair Bolsonaro e o Partido dos Trabalhadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

+Leia mais notícias de Política em Oeste 

No 1ª turno, o candidato do PL recebeu 40,20% dos votos válidos, enquanto seu oponente ficou com 34,33%. Nesta segunda fase da corrida eleitoral, Fernandes e Leitão lançam mão de todas as manobras possíveis para sair na frente em 27 de outubro.   

Bastante engajado nas redes sociais — somente no Instagram, reúne uma comunidade com 2 milhões de seguidores —, André Fernandes, de 26 anos, ganhou popularidade entre o público jovem por seu discurso alinhado às pautas da direita. E essa tem sido sua principal ferramenta para tentar sair na frente. 

Para derrotar PT, nome do PL se ancora em Bolsonaro, políticos de direita e redes sociais

A fama nas plataformas digitais garantiu ao candidato, desde cedo, uma força nas urnas que muitos tarimbados no jogo político não conseguiram alcançar. Com apenas 20 anos de idade, Fernandes foi, em 2018, o deputado estadual número 1 do Ceará, com um 109 mil votos. Em 2022, disputou uma vaga na Câmara e conseguiu, mais uma vez, o 1º lugar em seu Estado. Dessa vez, com o dobro de votos — foram mais de 229 mil. 

+ Lula vai a Natal (RN) e São Paulo socorrer candidatos a prefeito

Na briga pela Prefeitura de Fortaleza, o representante do PL conta com o apoio dos três nomes de maior peso da direita no Brasil: o ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Tarcísio declarou que o cearense e ele teriam um modelo de gestão alinhado:

“Estou impressionado com o jovem talento, muito promissor e que com certeza vai fazer a diferença em Fortaleza e em todo o Brasil”, declarou o governador, em um vídeo no qual aparece ao lado de Fernandes.

Já Bolsonaro e Nikolas subiram no palanque para ajudar Fernandes a tirar o ungido do PT do jogo. “Mais que uma eleição: é a mudança do Brasil”, disse o parlamentar, em postagem do seu correligionário, na qual aparece fazendo campanha na capital cearense. 

+ A encruzilhada do 2° turno eleitoral em João Pessoa

À época da pré-candidatura, Bolsonaro anunciou: “Vamos virar essa página, vamos pensar no futuro, e o futuro de Fortaleza está aqui: é André Fernandes”. Durante a campanha, o ex-presidente esteve na carreata promovida pelo candidato.

Fernandes tem outra carta na manga: o marqueteiro Pablo Nobel. O argentino foi responsável pelas campanhas eleitorais bem-sucedidas do presidente Javier Milei e do atual governador de São Paulo. Pablo deixou a campanha de Tabata Amaral (PSB), na capital paulista, dedicou-se à candidatura do cearense e ajudou a nacionalizar a disputa regional.

Evandro Leitão conta com presidente Lula e com governador, do PT  

Eleger Evandro Leitão virou uma questão séria para o PT, que perdeu prefeituras em seis Estados no 1º turno. Considerada pelo partido a principal capital do Nordeste nesta etapa final das eleições municipais, Fortaleza tornou-se um dos focos do presidente Lula. Também do seu ministro da Educação, Camilo Santana, que já governou o Estado por dois mandatos.

Leitão, que tem apoio do atual governador cearense, o também petista Elmano de Freitas, conseguiu no 1º turno 480 mil votos válidos. Ficou atrás de André Fernandes, que foi a escolha de 562 mil eleitores. A diferença apertada, de cerca de 82 mil votos, fez o presidente da República voar até o Ceará para tentar alavancar a candidatura do seu afilhado político.

Para salvar o PT no Ceará, ministro e Lula viajam em campanha

Lula e Camilo aproveitaram o ritmo de campanha e entregaram pessoalmente à população do Ceará apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida, em Fortaleza. Além disso, fizeram o repasse de ônibus escolares para 113 municípios do Estado. 

+ Lula faz comício para tentar salvar candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza

Em comício para promover Leitão, Lula disse: “Evandro [se] eleito, ele não tem que bater à porta do presidente, porque as portas estarão abertas; e se isso acontecer, eu estarei aqui na festa do Evandro, na festa do PT”. 

Confira trecho do discurso de Lula em apoio a seu seu candidato:

O aspirante a prefeito, de 57 anos, não tem a mesma habilidade do seu concorrente nas redes sociais, onde poderia alcançar os eleitores mais jovens. Por isso, decidiu pedir ajuda ao prefeito reeleito João Campos (PSB), do Recife.

“Evandro será prefeito de Fortaleza, porque tem um time qualificado, pronto para fazer as melhores políticas públicas, e porque conta principalmente com a força do povo”, afirmou Campos. “Nosso time está junto.”

O filho de Eduardo Campos virou um fenômeno do marketing digital — somente em 2023, sua prefeitura destinou R$ 1,34 milhão à agência de publicidade que gerencia o perfil do chefe do Executivo.

Esse modo de fazer política dá resultado nas urnas. João foi reeleito em 6 de outubro com 77,48% dos votos válidos. Seu aliado cearense, da velha guarda, espera contar com a mesma sorte no processo eleitoral.

Leia também: “PT tenta recuperar a Prefeitura de Porto Alegre (RS) depois de 20 anos

O post No 2º turno, Fortaleza se divide entre o PT de Lula e o PL de Bolsonaro apareceu primeiro em Revista Oeste.

LikedLiked