Prefeito de São Bernardo do Campo (SP) deixa o PSDB: ‘Partido perdeu os ideais’
Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo (SP), anunciou sua desfiliação do PSDB, partido ao qual esteve filiado por quase 20 anos.
“O PSDB perdeu a sua essência, suas diretrizes, o diálogo com a sociedade. Virou um partido de cartório, que não respeita a militância”, disse o político.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Morando, prestes a concluir seu segundo mandato, expressou tristeza ao deixar o partido.
Ele ainda não definiu seu futuro partidário e planeja ficar sem legenda por um tempo. Apesar disso, pretende se candidatar nas eleições de 2026, embora ainda não tenha decidido o cargo.
Desfiliações no PSDB se tornam frequentes
A saída de Morando representa mais um revés para o PSDB, que tem enfrentado a perda de membros importantes. Recentemente, Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto, também deixou o partido.
O prefeito de São Bernardo do Campo lamentou que a sigla, outrora importante para São Paulo e o Brasil, tenha se afastado dos ideais de líderes históricos como Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas e Franco Montoro.
Críticas do prefeito
Orlando Morando também criticou abertamente o domínio do partido por líderes como Aécio Neves, Marconi Perillo e Eduardo Leite.
Esses líderes foram responsáveis por uma intervenção no diretório do PSDB em São Paulo, ocorrida em março, onde Marco Vinholi foi substituído por Paulo Serra, prefeito de Santo André. Para Morando, essas ações são ilegítimas e ferem os valores que guiaram a trajetória política do partido.
O prefeito destacou que tais práticas representam um desrespeito aos membros da base partidária e uma afronta à confiança do eleitorado. Ele acredita que interesses pessoais têm prevalecido sobre os ideais que deveriam nortear a política, o que considera inaceitável.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O post Prefeito de São Bernardo do Campo (SP) deixa o PSDB: ‘Partido perdeu os ideais’ apareceu primeiro em Revista Oeste.