O que é uma Tarifa?

Por James C. Wilson. Artigo original: What is a Tariff? 13 dezembro 2024. Traduzido em português por Pedro H.S. Primo.

Se você é um eleitor de Trump, a resposta te surpreenderá!

O que os Apoiadores de Trump acham que são tarifas

Por quase uma década, Donald Trump vem promovendo tarifas como um método de resolver a miséria da economia estadunidense, e chega até mesmo a chamá-las das “melhores coisas já inventadas”. Ele as fez um ponto central de suas políticas econômicas em toda sua carreira política.

Seu vice-presidente eleito, J.D. Vance, chamou-as, de fato, de “coração do Plano Econômico Trump”.

É obviamente bem conhecido que os apoiadores de Trump veem o mesmo como um figura salvífica, tendo com ele a maior condescendência possível. Creem em cada uma de suas palavras, poderíamos assim dizer. Dessa maneira, alguém poderia pensar que um apoiador típico, tendo uma vez escutado as diatribes políticas de seu apoiado durante quase dez anos, saberia tudo quanto é coisa sobre tarifas: o que são; como funcionam; e quem as paga.

Decidi testar esta hipótese em alguns deles durante minha vida. Simplesmente perguntei o seguinte: “que é uma tarifa?”. Sem surpreender ninguém, nenhum tinha a mais simples ideia de como as tarifas funcionavam. Reiterando, os apoiadores comuns de Trump, amplamente falando, não sabem o que são tarifas. De fato, os apologetas na mídia direitista sabem o que elas são, mas eles completamente confundiram e enganaram suas audiências ao ponto da incoerência nesse assunto.

As pessoas com as quais falei estavam convencidas que tais tarifas eram contas [no original: bills] pagas por outros países – a China, mais especificamente –, como se o governo dos Estados Unidos pudesse livremente taxar outros Estados. Também acreditavam que o governo chinês responderia ao mandar empregos aos EUA para evitar as tarifas. Falaram-no como se tudo isso tivesse ocorrido com o envolvimento apenas dos Estados Unidos e da China, sem a intromissão de terceiros, como se o Estados Unidos simplesmente passasse uma conta à China, ela simplesmente pagasse e isso seria o fim da estória. Além disso, também acreditavam que de alguma maneira isso causaria uma queda no custo das coisas que compramos.

Trump alimentou seus apoiadores com esta visão simplista e inocente durante todos esses anos, e parece que poucos escolhem checar a veracidade disso até mesmo com uma pesquisa no Google. Sinta-se livre para testar isso com os apoiadores de Trump, e aproveite a oportunidade do quão infinitamente desinformados eles parecem ser.

O que Tarifas são Realmente

Tarifas são impostos pagos sobre as importações. Nos Estados Unidos, eles – os impostos – são pagos especificamente pelos americanos que recebem as importações. Isso inclui tanto as pessoas comuns, quanto os negócios. Os negócios que enfrentam tarifas normalmente têm de pagar o custo por si (e sofrem de uma taxa de lucro menor), ou passam o custo aos seus consumidores na forma de preços mais altos. Dizendo o mesmo de outro jeito, tarifas são o exato oposto do que Trump afirma que elas são.

Tarifas Incidem Sobre os Consumidores

O governo dos Estados Unidos da América não pode simplesmente impor taxas sobre os outros países ou sobre negócios estrangeiros logo de cara, pois desta maneira os americanos vão pagar o pato. Até mesmo se o governo dos Estados Unidos mandasse uma conta à China, o governo chinês poderia simplesmente repassar o custo para as companhias de exportação, que passariam o mesmo aos negócios de importação dos Estados Unidos, que repassariam o custo para você, o consumidor americano, na forma de preços mais altos.

Donald Trump está propondo uma tarifa de 60% sobre todos os bens oriundos da china, e de 10% a 20% sobre os bens de quaisquer outros países. A maioria será inevitavelmente repassada aos consumidores. Sugiro aos leitores que deem uma olhada de onde vêm os itens que eles ordinariamente compram e perguntem: “um aumento de 10% a 60% nos preços das importações ajudaria o orçamento da minha família?”

A política governamental não pode controlar quem, no final, acaba por pagar o custo de uma tarifa. O custo é repassado àquele que tem o menor poder de barganha, àquele que está mais desesperado para completar a negociação. Enquanto é possível negociar por um preço mais baixo a partir do exportador para compensar a tarifa, o importador estadunidense provavelmente estará desesperado em busca do bem importado e mais do que querendo aceitar os custos. Se os consumidores estadunidenses do importador não têm uma forte necessidade pela oferta do produto, o importador estará encalhado com o custo. Se os consumidores necessitam fortemente do item importado, então o custo da tarifa certamente recairá sobre eles. Isto é, se o produto é importante para sua qualidade de vida ou para sua habilidade de subsistência, você estará amarrado a cada centavo desta tarifa.

Tarifas e Empregos: fazendo as coisas ficarem mais caras

A única maneira das tarifas levarem a um aumento do emprego dos Estados Unidos, como Trump promete, é fazendo com que os produtos importados fiquem tão caros até o ponto no qual os bens estadunidenses se tornem viáveis por comparação. Os preços devem subir para que seja viável pagar trabalhadores americanos para fazer um produto domesticamente que poderia ser importado. Desde que os trabalhadores americanos tendem a ser mais bem remunerados do que trabalhadores dos países em desenvolvimento, o produto resultante será proporcionalmente mais caro do que as importações originais seriam.

Em 2018 vimos isso acontecer quando a administração de Trump impôs tarifas de 20% a 50% sobre máquinas de lavar. O Wall Street Journal nota que isso levou a um aumento tanto das máquinas americanas quanto das máquinas importadas, a partir do momento que os produtores domésticos notaram que eles também poderiam aumentar seus preços. Também aumentaram as secadoras, já que elas tendem a ser compradas junto com as máquinas de lavar. Enquanto as tarifas encorajam as companhias a construir máquinas de lavar nos Estados Unidos, criando, assim, empregos na indústria, o Journal estima que tudo isso custa 1,5 bilhões anualmente a mais. Isso resulta em 815.000$/emprego. Isso significa que os consumidores estão pagando centenas de milhares por um número pequenos de empregos que pagam algo nas casa dos dez milhares, e liquidamente perdendo empregos ao invés de obtê-los.

Isso pode ser muito bom para os poucos que produzem máquinas de lavar e secadoras, mas machuca todo nós. Liquidamente, fazer qualquer coisa mais cara aflige a economia na medida em que os Americanos têm menos dinheiro para gastar em todos os outros bens e serviços, levando a menos emprego no total. A Tax Foundation descobriu que as tarifas de Trump, e a continuação tarifária de Biden, são “um dos maiores aumentos de impostos há décadas” até agora, e que liquidamente custa 142.000 empregos aos EUA. Estimam que as tarifas propostas por Trump para seu segundo mandato custariam 684.000 empregos em tempo integral. Analogamente, é estimado pela Peterson Foundation que as tarifas propostas levariam a um aumento de custo de $2.600/ano aos domicílios acima das tarifas prévias, cujo preço anual era de $1.700/domicílio.

Tarifas de Retaliação

Além disso, uma grande probabilidade há de que as tarifas, agressivas como aquelas que Trump propõe, serão respondidas com tarifas retaliatórias impostas sobre bens americanos por outros países sobre seus próprios povos. Isso minará e desestabilizará os negócios estadunidenses, e levantará um conflito internacional.

Por exemplo, as tarifas da administração prévia de Trump foram respondidas com tarifas retaliatórias que levaram a uma queda de mais de $10 bilhões (de $19 bi a $9 bi) vendas feitas por fazendeiros estadunidenses à China. Isso levou a a um aumento de 20% nas falências e $16 bi em resgate à indústria de fazendas em 2019, acima dos $12 bi do ano anterior, em um total de $28 bilhões no decorrer de dois anos.

Conclusão

A Economia é um campo dividido em numerosas escolas de pensamento em contenda que discordam uma das outras em quase tudo, exceto, curiosamente, na questão das tarifas. Do centro à esquerda até chegar na direita, as afirmações são de oposição quase universal às tarifas, pois elas infligem a economia através de preços mais altos, menos crescimento, má alocação de trabalhadores a empregos que podiam ser feitos de outro jeito e uma tendência geral de fazer mais mal do que bem.

Surpreendentemente, os apoiadores de Trump, aqueles que foram enganados para acreditar no contraditório, não se ligaram nisso. Direi novamente: apoiadores de Trump geralmente não sabem o que são as tarifas. Enquanto muitas mentiras e afirmações falsas de Trump foram rebatidas, esta foi estranhamente ignorada, como se isso fosse algo que pudesse ser facilmente demonstrado para o apoiador de Trump mais próximo de sua casa. De fato, é um lembrete de que o Trumpismo é em si um grande governo autoritário intrusivo movido pelo analfabetismo econômico e por um culto alienado ao líder, como movimentos autoritários tendem a ser.

LikedLiked