Zambelli quer que a Saúde explique falta de imunizantes

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) apresentou um requerimento para que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, preste esclarecimentos sobre a falta de imunizantes em postos de saúde. 

No documento, Zambelli citou um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que revelou a carência de 64,7% de imunizantes em setembro de 2024. 

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Tal cenário, ao contrário do que se imaginou, especialmente diante do compromisso, nos termos da nota do CFM, do Ministério da Saúde, em normalizar o fornecimento dos imunizantes, piorou em novo levantamento feito no final do ano passado”, argumentou a parlamentar no ofício.

A deputada destacou a necessidade de saber as medidas concretas que a pasta está tomando para “normalizar, caso ainda não tenha sido, a falta de fornecimento dos imunizantes aos municípios”.

“É imperiosa a informação sobre quais os imunizantes estão mais em falta e as razões disso, sobretudo para que a população tenha conhecimento das medidas que serão tomadas a partir de tal constatação”, acrescentou.

Zambelli diz que a população está “vulnerável” com a falta de vacinas

A deputada Carla Zambelli afirmou que entre as vacinas em falta estão a meningocócica, a tetraviral e a de febre amarela, o que “expõe a população a riscos graves de saúde pública”. 

“O Ministério da Saúde havia prometido normalizar o fornecimento até o final de 2024, mas a crise só se agravou”, disse. “A população brasileira não pode ficar vulnerável à falta de vacinas. É fundamental que o governo responda de forma clara e urgente.”

O post Zambelli quer que a Saúde explique falta de imunizantes apareceu primeiro em Revista Oeste.

Liked Liked