Lula mente sobre história e critica Bolsonaro em visita à galeria de presidentes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mentiu sobre a história do ex-presidente e ditador Getúlio Vargas durante visita à galeria dos presidentes, no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira, 9. Na ocasião, o petista ainda criticou os ex-presidentes Jair Bolsonaro e Michel Temer.

Segundo o site Metrópoles, a visita ocorreu depois da restauração das obras danificadas durante os atos de 8 de janeiro 2023. Ao observar o retrato de Dilma Rousseff, aliada do presidente, Lula lembrou que “ela foi eleita, reeleita e depois sofreu um impeachment“. Ele classificou o processo de cassação de mandato como um “golpe”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Quando passou pelo retrato de Michel Temer, que foi vice-presidente na chapa com Dilma, Lula criticou o emedebista. “Esse aqui não foi eleito”, disse, ao se referir ao fato de Temer ter assumido a Presidência depois do impeachment da petista. Em relação a Jair Bolsonaro, Lula afirmou que “esse foi eleito em função das mentiras”.

Lula ainda elogiou a história de Getúlio Vargas. “Tem que estar dito publicamente”, disse. “Ele foi eleito em 1930, cassado em 1945 e voltou em 1951. A pessoa que vem visitar o Planalto vai saber da história.”

Lula mente sobre história de Vargas

O petista, porém, mente ao dizer que Vargas foi eleito em 1930. Na época, o ditador assumiu o poder por meio de um golpe de Estado, que depôs o presidente Washington Luís e impediu a posse do presidente eleito, Júlio Prestes. Em 1951, seis anos depois de renunciar, Vargas foi eleito.

Durante o passeio, Lula pediu para modernizar a exposição dos retratos dos ex-presidentes. Ele sugeriu a implementação de QR codes para acessar mais informações sobre cada presidente retratado.

Leia também: “A mentira das fake news”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 217 da Revista Oeste

A primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, acompanhou o presidente na visita. Ela disse que a implementação dos QR codes já está sendo providenciada.

Em tom de brincadeira, Lula sugeriu que a galeria deveria incluir três fotos suas por estar em seu terceiro mandato. Ele também propôs que o número de votos recebidos por cada presidente fosse exibido junto das imagens.

O post Lula mente sobre história e critica Bolsonaro em visita à galeria de presidentes apareceu primeiro em Revista Oeste.

Liked Liked