Governo Tarcísio eleva em R$ 1 bi investimento em rodovia do ‘corredor do agro’

O governo de São Paulo, sob a liderança do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou um aporte adicional de R$ 1 bilhão para a concessão do Lote Paranapanema e elevou o investimento total para R$ 5,7 bilhões.

O projeto visa a transformar a Rodovia Raposo Tavares (SP-270) em um novo corredor para o escoamento da produção agroindustrial, ao fortalecer a chamada “rota do agro” no Estado. A proposta passou por ajustes com base em contribuições da sociedade, e o edital para a concessão será publicado em abril.

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Consulta pública e melhorias no projeto sob o comando de Tarcísio

A diretora econômico-financeira da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Raquel Carneiro, destacou que as mudanças reforçam o compromisso do governo em ouvir a população e aprimorar a concessão para garantir infraestrutura segura e eficiente.

“A inclusão de novas obras e ajustes no projeto demonstram compromisso do governo do Estado em ouvir a sociedade e aprimorar a concessão para garantir infraestrutura eficiente e segura para os usuários”, disse Carneiro ao O Estado de S. Paulo.

Durante a fase de análise, a gestão estadual recebeu 250 contribuições por meio de consulta pública e audiências realizadas em Ourinhos, Itapetininga e São Paulo. As sugestões incorporadas ao projeto abrangem três áreas principais:

  • Ampliação da infraestrutura: construção de novas vias marginais, dispositivos em desnível e melhorias nos acessos aos municípios;
  • Expansão de trechos rodoviários: a SPA-326 e a SPA-312;
  • Revisão dos pórticos de pedágio: ajustes na localização para minimizar impactos aos motoristas.

Logística e impacto regional

A concessão do Lote Paranapanema beneficia 13 municípios e, além da Rodovia Raposo Tavares, abrange trechos das rodovias Engenheiro Lauri Simões de Barros (SP-189) e Mello Peixoto (SP-278), além de outras vias de acesso.

O projeto também reforça a logística estadual e oferece uma alternativa estratégica à Rodovia Castelo Branco para o transporte de insumos agrícolas ao Porto de Santos. Entre as principais obras previstas, estão:

  • Duplicação de quase 150 quilômetros de rodovias;
  • Construção de mais de 10 quilômetros de pistas marginais;
  • Recuperação ou criação de 50 quilômetros de acostamentos;
  • Instalação de novas passarelas para pedestres e pontos de ônibus, o que irá garantir mais segurança e acessibilidade.

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