AGU de Lula quer processar coronel por mensagens no WhatsApp

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o coronel da reserva Anderson Freire Barboza, diretor do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD), da Escola Superior de Guerra

O motivo do processo são mensagens enviadas pelo militar no WhatsApp. 

+ Leia mais de Política em Oeste

Em um grupo no aplicativo, com cerca de cem pessoas — majoritariamente civis —, Freire Barboza disse, na última quinta-feira, 21, que as eleições de 2022 foram roubadas, sob a liderança de Alexandre de Moraes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “desde a soltura do ladrão até todos os atos perpetrados em favor de Lula na corrida eleitoral”. 

AGU quer processar coronel da Escola de Guerra por mandar mensagens no WhatsApp
Mensagens de WhatsApp do coronel da reserva | Foto: Reprodução/Redes sociais

A AGU quer classificar as declarações como crime contra a honra de Lula, segundo a apuração do jornal O Globo. Em paralelo, a pasta chefiada pelo ministro Jorge Messias vai pedir o afastamento do coronel da Escola Superior de Guerra ao Ministério da Defesa, ao qual a instituição é vinculada.

Mensagens foram um desabafo, diz o coronel sobre a acusação da AGU

As mensagens de Freire Barboza surgiram durante uma discussão sobre o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados por uma suposta tentativa de golpe de Estado. 

Ao jornal Folha de S.Paulo, Barboza confirmou a publicação e disse que fez um desabafo. “Trata-se de um desabafo, pois os militares que conheço entre os 37 citados são profissionais extremamente competentes, o que naturalmente gera um sentimento de tristeza”, afirmou à Folha. “Começaram a surgir ilações sem que as informações completas fossem consideradas.”

Ele também defende discutir a veracidade da apuração da Polícia Federal (PF) sobre o suposto plano de golpe.

AGU quer processar coronel da Escola de Guerra por mandar mensagens no WhatsApp
Anderson Freire Barboza tem 30 anos de atuação no Exército | Foto: Reprodução/Linkedin

De toda forma, Anderson Freire Barboza ressalta que suas mensagens no WhatsApp foram “simplesmente de um cidadão indignado com a forma como algumas pessoas julgam sem conhecer todos os fatos, algo claramente pouco ético”. 

O post AGU de Lula quer processar coronel por mensagens no WhatsApp apareceu primeiro em Revista Oeste.

LikedLiked