Autonomia do ‘Aerolula’ está na média do G20

Depois da pane no avião presidencial brasileiro no México, em 1º de outubro, o presidente Lula decidiu comprar um novo — também conhecido como Aerolula.

Outro ponto crucial teria sido a autonomia do modelo. A aeronave, porém, está na média dos usados pelos pares do político no G20 — o grupo das maiores economias do planeta.

O Brasil usa um Airbus A319CJ como avião presidencial. Ele foi comprado durante o primeiro mandato do petista, motivo pelo qual recebeu o apelido de Aerolula. A autonomia desse modelo é de 11 mil quilômetros por hora (km/h). De acordo com o site Poder360, a média dos aviões usados pelos líderes do G20 é de 11,5 mil km/h.

Alguns aviões dos líderes do G20

A primeira-ministra Giorgia Meloni, por exemplo, usa um avião do mesmo modelo do Aerolula, mas fabricado em 2018. Ela governa a Itália, país com Produto Interno Bruto (PIB) per capita na faixa dos R$ 30 mil. No Brasil, por sua vez, a média é de US$ 20 mil.

O governo da Austrália, cujo PIB per capita do país é de US$ 90 mil, também usa um avião com cerca de 11 mil km de autonomia. É um Boeing 737-700.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, voa um modelo mais antigo e com menos autonomia. Trata-se de um Ilyushin Il-96-300PU fabricado em 1996 que pode voar por 7,3 mil km sem reabastecer. A Força Área da vizinha Argentina transporta o presidente Javier Milei em Boeing 757-256 com quase a mesma capacidade.

Entre os aviões presidenciais mais potentes do G20, um grande destaque é o Air Force One — aeronave que transporta o presidente dos Estados Unidos. A maior economia do planeta transporta seu líder em um Boeing 747-200B fabricado em 1990. Sua autonomia é de 13 mil km.

Lula quer trocar o Aerolula desde 2023

Logo no primeiro ano do atual mandato, Lula já havia manifestado o desejo de deixar o Aeorolula por um avião maior e com capacidade de realizar voos mais longos. Entretanto, a ideia foi suspensa depois que o Planalto avaliou que não era o momento ideal para a compra.

Na época, o governo Lula cogitou adaptar um avião comprado em 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para a Força Aérea Brasileira. Contudo, ideia foi cancelada por causa dos custos de instalação de internet e outros equipamentos.

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