‘Brasil está do lado errado da trincheira’, diz analista sobre guerra em Gaza

A analista política Desirée Rugani disse que o Brasil “está do lado errado da trincheira” na guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza. Ela deu a declaração durante entrevista ao Jornal da Oeste, nesta quarta-feira, 8.

“Desde início da guerra, o governo brasileiro tem uma posição favorável a essas organizações terroristas, que deveriam estar sendo combatidas e não apoiadas”, disse Desirée. “Terroristas tem como objetivo espalhar o terror, machucar pessoas. Um governo não deveria se colocar ao lado errado da trincheira. O Brasil está do lado errado da trincheira, Israel sabe disso.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A comentarista lembrou que os israelenses tinham parcerias com o Brasil e chegou a enviar equipes de ajuda para auxiliar no desastre de Brumadinho (MG). Em 2019, o rompimento de uma barragem deixou mais de 270 mortos.

Desirrée também comentou a investigação contra o soldado israelense Yuval Vagdani, de 21 anos. O militar esteve na última semana no Brasil, quando foi alvo da Justiça brasileira por supostos crimes de guerra.

Juíza determina abertura de investigação contra soldado de Israel

A Fundação Hind Rajab acusou o reservista das Forças de Defesa de Israel de participar de demolições em massa durante operações militares na Faixa de Gaza. A juíza federal Raquel Chiarelli determinou, em 30 de dezembro de 2024, a abertura de uma investigação pela Polícia Federal contra o soldado.

“A gente vê agora uma investigação ser aberta contra um soldado israelense”, disse Desirrée. “Vi que a Policia Federal pediu para reverem essa investigação, porém, isso é vergonhoso, é triste. Esse soldado, um menino de 21 anos, colocou a vida dele em risco para proteger o Ocidente, que o Brasil faz parte.”

Leia também: “A cruzada louca para considerar Israel culpado de genocídio”, artigo de Brendan O’Neill, da Spiked, publicado na Edição 250 da Revista Oeste

Depois do pedido da Justiça, o soldado israelense decidiu sair do Brasil, no último domingo, 5. Vagdani, sobrevivente do ataque terrorista de 7 de outubro, estava no Brasil com amigos quando foi alertado pelo consolado israelense sobre a ordem judicial. O grupo deixou o país rumo à Argentina e, depois, para Miami, nos Estados Unidos.

Confira a entrevista completa de Desirée Rugani ao Jornal da Oeste, no canal da Revista Oeste no YouTube. O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 16h.

O post ‘Brasil está do lado errado da trincheira’, diz analista sobre guerra em Gaza apareceu primeiro em Revista Oeste.

Liked Liked