Começam inscrições para escolha de gestores de escolas e unidades de educação infantil

Eleição direta irá escolher gestores de todas as escolas polos das regiões de rios, planalto e cidade Inscrições às eleições de novos gestores de escolas municipais encerra dia 26 de novembro
Semed/Divulgação
Iniciaram na manhã desta quarta-feira (24) as inscrições para o processo de escolha para diretores, vice-diretores e coordenadores das Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e das escolas de ensino fundamental. As inscrições ocorrem no auditório da Escola de Artes Emir Bemerguy.
Os candidatos podem fazer inscrição até sexta-feira (26) ao processo que irá escolher gestores de todas as escolas polos das regiões de rios, planalto e cidade, além dos coordenadores das Unidades de Educação Infantil.
O processo de eleição, que inicia com a inscrição da chapa, vai até 31 de dezembro com a homologação das chapas vencedoras.
A inscrição é simples e rápida, e por ordem de chegada. No local, os gestores recebem uma senha e entregam a documentação para validar a inscrição.
A assessora de ensino da Semed e coordenadora do processo eleitoral, Jéssica Ninas, informou que até o momento as inscrições estão ocorrendo de forma tranquila.
“Não é um processo demorado, é só o tempo de fazer a conferência da documentação e inscrever a chapa a qual ele pertence. Serão escolhidos gestores de todas as escolas polos de rios, do planalto e de todas as escolas da cidade, onde foram incluídos mais dois polos”, disse Jéssica.
Os candidatos interessados em concorrer aos cargos disponibilizados no edital deverão, obrigatoriamente, para efeito de deferimento da inscrição, preencher alguns requisitos como: ter até a data da inscrição da chapa para eleição, completado no mínimo 02 (dois) anos de experiência na área do magistério, em instituições educacionais públicas, e estar atuando na Rede Pública Municipal de Ensino.
A eleição ocorrerá nas unidades escolares da rede pública de ensino do município de Santarém no dia 15 de dezembro de 2021, das 7h30 às 16h.
O voto será direto, facultativo e secreto, sendo declarada vitoriosa a chapa com maior votação, observado os critérios estabelecidos no item 7.8 do edital.
O presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan), Jeferson Sousa, acompanha o processo de inscrição.
“É um processo eleitoral aberto para escolha dos gestores das Unidades de Educação e das escolas para os próximos quatro anos e nós estamos aqui pra dá aquela força tanto pra Secretaria de Educação na parte de orientação, de organização quanto para os candidatos que estão aqui, alguns buscando orientações e sanando algumas dúvidas, por hora tá sendo um processo claro, transparente e que possa continuar assim até a próxima sexta feira”, pontuou Jefferson.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Liked Liked