Conheça os principais pontos turísticos de São José do Belmonte, no Sertão de PE

Pedra do Reino e Castelo Armorial são os lugares mais visitados no município. Pedra do Reino
Jackson Carvalho
A cidade de São José do Belmonte, no Sertão de Pernambuco, é inspirada nas tradições medievais, como o Movimento Armorial, que traz a arte erudita através de manifestações culturais do Nordeste. O município fica a 474 km do Recife, com 34.053 habitantes e pontos turísticos que encantam os visitantes.
A principal atração da cidade é a Pedra do Reino, um lugar conhecido por protagonizar, em 1838, crenças de moradores do antigo Arraial, que tinha ao redor, e acreditavam na volta do Rei Sebastião, se sacrifícios fossem realizados na pedra. Várias pessoas morreram por causa da crença, gerando a famosa cavalgada da região, para celebrar a vida e apagar a tristeza do passado.
Pedra do Reino
Arthur de Souza e Chico Andrade
A Cavalgada à Pedra do Reino é realizada no último final de semana do mês de maio, desde 1993, trazendo a representação da batalha entre cristãos e mouros, onde as pessoas se vestem de azul, cristãos, e vermelho, mouros, realizando um torneio pela cidade nos cavalos.
Cavalgada à Pedra do Reino
Arthur de Souza e Chico Andrade
Além da cavalgada, a Pedra do Reino apresenta 16 totens torno das duas pedras gigantes que medem, respectivamente, 30 e 33 metros de altura. As estátuas representam o romance de Suassuna e Santos, na Era Sebastianista. As pedras foram idealizadas pelo escritor Ariano Suassuna, quando foi Secretário da Cultura.
Totens da Pedra do Reino
Arthur de Souza e Chico Andrade
Outro local bastante visitado é o Castelo Armorial, um palácio que mostra o Movimento Armorial e a cultura sertaneja. Com mais de 15 metros de altura, o local foi pensando por Ariano Suassuna para enfatizar a arte erudita, com vários detalhes na arquitetura e elementos nordestinos, como várias peças feitas de barro. O castelo aborda também exposições de obras de Ariano Suassuna.
Castelo Armorial
Edson Barros
Castelo Armorial
Arthur de Souza e Chico Andrade
Castelo Armorial
Arthur de Souza e Chico Andrade

Liked Liked