DF completa 87 dias sem chuva; tendência é mais calor e seca

Temperatura máxima prevista para esta terça-feira (2) é de 31ºC. Segundo Inmet, não há previsão de chuva até próxima semana. Webstories – sun sol bola de fogo calor quente clima aquecimento global
Giphy
O Distrito Federal completa 87 dias de estiagem nesta terça-feira (2). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva até, pelo menos, a próxima semana.
LEIA TAMBÉM:
EUROPA: onda de calor é ‘batizada’; veja nome e a lista dos escolhidos para próximos eventos
SAÚDE: veja dicas para evitar problemas causados pelo tempo seco
A temperatura máxima prevista para esta terça é de 31ºC. Já a umidade do ar pode chegar a 15% no período mais quente do dia, entre 14h e 16h.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o índice de umidade fica abaixo dos 30%, o quadro já é considerado preocupante. Na segunda-feira (1º), a Defesa Civil emitiu o alerta laranja no DF e passou recomendações para os cuidados com a saúde, como evitar exposição ao sol e reforçar a hidratação (veja mais abaixo).
O meteorologista do Inmet, Francisco de Assis, explica que a tendência, em Brasília, é que a umidade fique entre 15% e 20% nesta semana. O índice baixo, segundo o especialista, pode ser um anúncio para chuvas rápidas a partir da próxima segunda-feira (8).
“Há uma pequena chance de chuva [na semana que vem] e esse calor pode ser um anúncio, mas ainda não temos certeza. O tempo está mudando muito rápido. Há sinais, mas só saberemos mais pra frente”, diz o meteorologista.
Veja as orientações da Defesa Civil para o período de seca
Beba muita água; jamais espere a sede chegar;
Faça uma alimentação mais leve;
Aplique protetor solar, não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas;
Opte por roupas leves, de preferência de algodão, finas, folgadas e de cores claras;
O uso de bonés, viseiras, chapéus e óculos escuros, são indispensáveis;
As sombrinhas e os guarda-chuvas são grandes aliados para se proteger do sol, mas lembre que o seu uso não dispensa o protetor solar;
Se sentir que a sua temperatura corporal aumentou, molhe os pulsos, as têmporas e a nuca com água fria.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Liked Liked