Festival Palco Giratório volta aos teatros de Porto Alegre

Evento contará com 48 apresentações de grupos de diferentes regiões do país até 29 de maio. Expectativa da organização é que 10 mil pessoas assistam às encenações nas salas. O espetáculo “A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa” integra a programação do festival
Ariel Cavotti/Divulgação
Começa nesta quinta-feira (12), em Porto Alegre, a 16ª edição do Festival Palco Giratório. Organizado pelo Sesc/RS, o evento contará com 48 apresentações de grupos cênicos de diferentes regiões do país até 29 de maio.
A edição deste ano marca a volta do festival e dos expectadores aos teatros. Em 2020, o evento foi cancelado, em razão da pandemia de Covid-19, e em 2021 houve uma edição virtual compacta.
“A expectativa é de que o público volte ao teatro, que volte a se conectar”, afirma Jane Schoninger, coordenadora de cultura do Sesc/RS.
Serão espetáculos de teatro, dança e música para diferentes faixas etárias e com várias temáticas, além de atividades formativas. Quinze grupos artísticos são do RS.
Conforme Schoninger , a busca foi por trazer uma ampla representatividade da cultura brasileira. “É uma programação plural”, define.
A expectativa da organização do evento é que 10 mil pessoas assistam às encenações nos teatros nos 19 dias de festival. Haverá ainda apresentações no Parque da Redenção aos domingos em dois pontos: no Monumento ao Expedicionário e na cancha de bocha.
Peças
Da programação, a coordenadora destaca o espetáculo “A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa”, baseado na obra de Clarice Lispector. “Trabalho potente”, avalia Schoninger.
Na produção, Laila Garin é Macabéa, que, ao lado de Leonardo Miggiorin e Claudia Ventura, conta a história adaptada e dirigida por André Paes Leme, com direção musical de Marcelo Caldi e músicas originais de Chico César. A apresentação será no primeiro final de semana do festival, nos dias 14 (às 21h) e 15 (18h), no Theatro São Pedro.
Outro destaque da coordenadora é do Grupo Galpão, de Minas Gerais. O espetáculo “De Tempo Somos – Um Sarau do Grupo Galpão” reúne canções, poesia e festa e estará no último final de semana do festival, nos dias 28 e 29, às 21h, no Teatro Renascença.
Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o sarau contará com apresentação de fragmentos de textos de Eduardo Galeano, Charles Baudelaire, Olga Knipper, Jack Kerouac, Nelson Rodrigues, Anton Tchékhov, José Saramago, Paulo Leminski e Calderón de La Barca.
Ingressos: A venda dos ingressos para os espetáculos acontece em todas as Unidades Sesc de Porto Alegre e Região Metropolitana e no site.
Programação: Disponível no site.
Ações formativas: Serão 16 encontros virtuais gratuitos, de 17 a 27 de maio, que abordarão temas como tecnologia, políticas públicas, impacto da pandemia nas artes cênicas e festivais híbridos. Interessados devem enviar e-mail com o nome completo, data e horário do encontro que almejam participar para palcogiratoriosesc@sesc-rs.com.br
Teatros:
Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, Centro Histórico)
Teatro do Sesc Alberto Bins (Avenida Alberto Bins, 665, Centro)
Teatro Renascença (Avenida Erico Verissimo, 307, Menino Deus)
Parque Farroupilha (Redenção)
Sala Álvaro Moreyra (Avenida Erico Verissimo, 307, Menino Deus)
Teatro Bruno Kiefer (Rua dos Andradas, 736, Centro)
Sala Carlos Carvalho (Casa de Cultura Mario Quintana)
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Liked Liked