Globo retira vídeo em que jornalistas do JN fazem ‘teatro’ sobre indiciamento de Bolsonaro

As redes sociais do Jornal Nacional (JN), da Rede Globo, retiraram o vídeo em que jornalistas do noticiário televisivo fazem uma espécie de “teatro” para falar do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outras 36 pessoas por uma suposta tentativa de golpe de Estado.

No lugar do vídeo, foi colocada a reportagem veiculada pelo JN sobre o assunto. O recuo da Globo, no entanto, não eximiu a emissora de críticas dos internautas. Estas já vinham se acumulando desde a divulgação do vídeo.

Neste post, uma internauta reproduz o vídeo inicial.

No vídeo retirado, os produtores do JN interagem na redação e colocam opiniões durante a edição, para a construção de uma narrativa. Um dos funcionários, ao mencionar a notícia do indiciamento, diz que os envolvidos foram acusados de vários crimes. Ele não inclui a palavra “suposto”. Do ponto de vista legal, um indiciamento não comprova a ocorrência de um crime.

Este post substituiu o anterior.

Notas e declarações

Um segundo produtor dá a informação de que o inquérito já está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e que este será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Outro integrante da equipe afirma que é “essencial” ressaltar o envolvimento de “milícias digitais, um braço operacional e um braço do governo na tentativa de golpe”. Um quarto produtor encerra o vídeo ao informar que está recebendo notas, vídeos e declarações de membros dos Três Poderes.

O post Globo retira vídeo em que jornalistas do JN fazem ‘teatro’ sobre indiciamento de Bolsonaro apareceu primeiro em Revista Oeste.

LikedLiked