Governador petista da Bahia promete livro Ainda Estou Aqui nas escolas
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou a entrega de exemplares do livro Ainda Estou Aqui, do escritor Marcelo Rubens Paiva, para as bibliotecas das escolas públicas estaduais. A declaração foi feita nesta terça-feira, 7.
A obra aborda memórias pessoais do autor e os impactos do regime militar no Brasil. Sua adaptação para o cinema recebeu o Globo de Ouro neste domingo, 5, com a eleição de Fernanda Torres como Melhor Atriz em Filme de Drama.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Vamos fazer entregas e doações do livro Ainda Estou Aqui para festas literárias, para nossas bibliotecas das escolas estaduais, e planejamos exibir filmes em nossas unidades escolares e teatros, promovendo debates e discussões com especialistas”, prometeu o petista.
“Ao falar de Eunice, e de sua última luta, desta vez contra o Alzheimer, Marcelo Rubens Paiva fala também da memória, da infância e do filho”, resume a sinopse do livro. “Ele mergulha num momento negro da história recente brasileira para contar – e tentar entender – o que de fato ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele janeiro de 1971.”
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, a obra será utilizada para promover debates sobre democracia, história e direitos humanos no ambiente escolar. Ainda está prevista a exibição do filme nas escolas da rede estadual.
“Estamos oferecendo aos estudantes da rede estadual a oportunidade de compreender a história do Brasil de forma mais profunda, refletindo sobre o passado e os valores que devemos cultivar para o futuro”, destacou a secretária da Educação, Rowenna Brito.
Lula relaciona Ainda Estou Aqui com o 8 de janeiro
Na noite desta segunda-feira, 6, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou em contato com a atriz Fernanda Torres para parabenizá-la pela vitória no Globo de Ouro.
O petista destacou a importância do prêmio, que ocorre em meio à “celebração” dos dois anos dos atos do 8 de janeiro. Fernanda Torres foi premiada por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui, em que interpretou Eunice Paiva, mulher do deputado Rubens Paiva, cassado e morto durante o regime militar brasileiro.
A atuação de Fernanda recebeu elogios da crítica internacional. “O Brasil merecia isso”, disse Lula, na chamada telefônica com Fernanda Torres. “E sobretudo isso acontecer para você faltando dois dias para a gente fazer o ato em defesa da democracia.”
A conversa entre o presidente e a atriz foi compartilhada nas redes sociais de Lula e da primeira-dama, Janja. Também nas redes sociais, Lula expressou sua admiração por Fernanda. “Eu e a Janja parabenizamos essa grande artista mais uma vez”, afirmou o petista. “O país inteiro vibrou. Somos filhos de um Brasil que vale a pena, Fernanda.”
Leia também: “O cinema e a permanente necessidade de mudar”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 227 da Revista Oeste
O post Governador petista da Bahia promete livro Ainda Estou Aqui nas escolas apareceu primeiro em Revista Oeste.