Grupos extremistas atuais aprenderam a ‘corroer’ o sistema por dentro, afirma Moraes
Durante o evento “STF em Ação”, promovido pelo Instituto de Estudos Jurídicos e Aplicados, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, analisou a evolução de “grupos extremistas” ao longo das décadas. Ele afirmou que, ao contrário dos grupos das décadas de 1940 e 1950, os atuais aprenderam a “corroer” as estruturas democráticas internamente. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 12.
Moraes destacou o surgimento de um suposto populismo de “extrema direita”, que se beneficia dos erros dos antigos regimes nazistas e fascistas. “Em vez de atacarem o sistema, vêm corroendo o sistema por dentro”, afirmou.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O ministro também enfatizou a importância de manter a política afastada das instituições, ao considerar que não se deve misturar órgãos de Estado com órgãos de governo. Ele também alertou sobre os riscos de integrar as Forças Armadas, as polícias, o Judiciário e o Ministério Público em questões eleitorais. “Vimos que não deu certo”, concluiu.
Os elogios de Luiz Fux a Alexandre de Moraes
Na véspera, o ministro Luiz Fux elogiou o colega Alexandre de Moraes. A cena ocorreu durante a sessão no STF que delibera sobre a regulação das redes no Brasil.
Conforme Fux, há redes sociais que lucram com conteúdos negativos. “Tratamento honesto e urbano não dá dinheiro e notícia”, afirmou, ao mencionar um acadêmico. “A verdade é entediante. O que rende é a intriga, a fofoca, o bullying, o stalking, que é indiferente para as pessoas que assim o fazem, porque não têm caráter ou integridade. O único insumo que possuem é a velhacaria.”
De acordo com Fux, big techs permitem a circulação de “conteúdos lesivos a direitos fundamentais, tais como fake news e discurso de ódio”. Sobre este último tópico, o ministro citou Moraes como alguém que foi “incansável na sua luta gloriosa e exitosa”.
O post Grupos extremistas atuais aprenderam a ‘corroer’ o sistema por dentro, afirma Moraes apareceu primeiro em Revista Oeste.