‘Há uma nova ordem internacional’, diz Barroso
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse estar preocupado com “uma nova ordem internacional” que, supostamente, colocaria em “risco” o multilateralismo. A declaração ocorreu na manhã desta quarta-feira, 13, durante evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide).
“Há risco para o multilateralismo”, afirmou Barroso. “Há risco de vir uma nova onda autoritária e nós precisamos resistir a qualquer híbrido autoritário que venha importado de qualquer lugar do mundo.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A fala do presidente do STF ocorre dias depois de o republicano Donald Trump ter sido eleito para presidir os Estados Unidos a partir de 2025. O ministro disse, contudo, que a alternância de poder norte-americano não deve interferir na relação diplomática com o Brasil.
“Nós somos uma sociedade multicultural, multiracial, temos unidade linguística. Nós temos convivência pacífica com todos os países do mundo e temos fronteiras consolidadas”, argumentou.
Barroso fala sobre vitória de Trump
Durante evento do Lide, o ministro Luís Roberto Barroso disse ter uma perspectiva pragmática sobre as relações Brasil-Estados Unidos depois da eleição norte-americana, cujo vencedor foi Donald Trump.
“Eu não sou um especialista em política internacional, mas as relações entre países são baseadas em interesses e devem ser pragmáticos”, afirmou. “De modo que eu acho que o Brasil tem uma diplomacia altamente qualificada. Acho que a diplomacia brasileira vai saber lidar com essas questões.”
O presidente do STF ainda disse lamentar a “baixa da perspectiva do multilateralismo” com o resultado das eleições norte-americanos. “Acho que o Brasil deve ver isso como uma oportunidade de espaço para crescimento.”
O post ‘Há uma nova ordem internacional’, diz Barroso apareceu primeiro em Revista Oeste.