Janja senta atrás do Lula e é única primeira-dama a permanecer na plenária do G20
A primeira-dama Janja Lula da Silva foi a única esposa de um líder do G20 que nesta segunda-feira, 18, participou da reunião dos chefes de estado e de governo na sala da plenária no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.
Sentada logo atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em posição de destaque, do lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Saiba mais: Jornalistas reclamam da organização do G20 no Rio de Janeiro: ‘sem internet e sem comida’
Entretanto, mesmo durante o discurso inaugural do presidente, Janja ficou digitando no telefone celular.
Itamaraty confirma que Janja foi a única na sala do G20
Fontes do Itamaraty confirmaram a Oeste que Janja foi a única primeira-dama que participou da reunião.
Entretanto, segundo fontes do Ministério das Relações Exteriores, “a pedido de Janja todas as primeiras-damas foram convidadas a participar da reunião”. Nenhuma quis.
Nos últimos dias, diplomatas chineses tinham pedido expressamente para o governo brasileiro que vetariam a participação da primeira-dama nas reuniões bilaterais fechadas entre Lula e Xi Jinping.
Saiba mais: Xingamento de Janja a Elon Musk no G20 repercute na imprensa mundial
As recentes gafes de Janja, que insultou o empresário sul-africano Elon Musk com as palavras “Fuck you“, aumentaram o desconforto da diplomacia brasileira e dos países membros.
A coluna analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do mercado e que podem influenciar nos rumos da política e da economia do Brasil.
Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail
carlocauti@revistaoeste.com
O post Janja senta atrás do Lula e é única primeira-dama a permanecer na plenária do G20 apareceu primeiro em Revista Oeste.