*Leila Boás: Artista Múltipla* Nascida em Pinhe… Leila Boás
*Leila Boás: Artista Múltipla*
Nascida em Pinheiro, interior do Maranhão, 1964, Leila Boás, desde a infância e adolescência, já mostrava os primeiros sinais de aptidão para as artes plásticas. Porém, até à explosão da veia artística, percorreu um longo caminho, cheio de altos e baixos, onde duas palavras fizeram toda a diferença para alavancar sua vida profissional: superação e perseverança.
Na década de 90, deixa a cidade natal e vai residir em Belém do Pará, cidade que abraçou, de coração, e foi abraçada por ela, passando então a se dedicar exclusivamente à prática de seus talentos. Como consequência, acontece o primeiro e importante advento: confecção do Troféu Vitória Régia para o FIDA (Festival Internacional de Dança da Amazônia), realizado no tradicional Teatro da Paz, referência na cultura paraense. A partir daí, Leila Boás não para mais.
Neste mesmo teatro, em 1994, ela realiza sua primeira exposição, na conceituada Galeria Angelus, com 30 esculturas, trabalhadas em cerâmica, madeira e pedra. Logo surgiu o convite para levar seu trabalho ao sul do Brasil, estado de Santa Catarina. Antes de sair da capital paraense, Leila Boás ainda produziu o “Troféu Tragédia & Comédia” para o Baile dos Artistas, ocasião em que recebe a premiação na categoria “Artista Revelação do Ano”. No trajeto para a Região Sul, faz parada no Distrito Federal, com a realização de uma exposição na sede da Caixa Econômica de Brasília.
Do Centro Oeste para o Sul (Santa Catarina), as principais atividades são:
três exposições – Caixa Econômica Federal, Beira Mar Shopping e Shopping Itaguaçu;
produção de esculturas, troféus e prêmios para empresas catarinenses, além da criação de variados tipos de cabines telefônicas, como também dos diferentes “orelhões” ornamentais, fixados nas principais praias de Florianópolis, Balneário Camboriú e Blumenau – Oktoberfest.
Era tempo de avançar e se lançar no Sudeste brasileiro.
Ao chegar em São Paulo, imediatamente Leila Boás ganha projeção com duas grandes exposições:
Clube Alto dos Pinheiros e Shopping Eldorado. Neste shopping, a artista expôs, na vista panorâmica do espaço, mais de 60 obras, estruturadas em cerâmica, gesso, pedra, ferro, madeira, fibra de vidro e resina. Algumas destas peças foram levadas para Alemanha e Canadá. Ainda em São Paulo, imprime sua marca de versatilidade, através da confecção de logos institucionais e empresariais, projetos e decorações de ambientes alternativos – Instituto Bio Segredo, Casa Gotan Gate (franquia Café Cancun), Aclimação Arte em Gesso. Além disto, projetou e produziu, no tamanho natural, em fibra de vidro, três celebridades do universo musical: Elvis Presley, Michael Jackson e Raul Seixas. As obras estão expostas na Galeria do Rock, centro de São Paulo.
Após várias exposições coletivas e individuais no Brasil, sem contar a gama de trabalhos como escultora, cenógrafa, decoradora, projetista art designer, dentre outros, chegou a hora de partir rumo aos EUA.
Em solo americano, a artista evolui e aperfeiçoa ainda mais suas técnicas, o que se evidencia nestas obras:
esculturas para Beal Lieu Studios and Neighborhood Gallery Boyton/Flórida 2002; moldes de látex para peças pré- fabricadas em concreto/modelagem de peças crown molding – Pro Cast Stone/Flórida; escultura de fisiculturista, tamanho natural, para o evento Fitness Classic Show Debby Cruk/West Palm Beach-Flórida 2000; escultura de braket (mão francesa de concreto com arabesco – 1mt x80cm), produzida através da empresa Pro Cast Stone, para Donald Trump Golf Club; decoração da galeria e exposição na Callas Gallery/Lake Worth Flórida 2002; exposição com 20 obras na galeria de arte Village Cafe/West Palm 2001.
Premiação: (Art Show)- medalha de honra ao mérito entre artistas americanos/Flórida 2002.
No retorno ao Brasil, Leila Boás logo se destaca na execução de várias obras, em São Paulo, onde por reconhecimento ao seu trabalho recebe o título de “Membro Correspondente Titular”, concedido pela Academia Itapirense de Letras e Artes/Itapira (SP 2009). Ainda na capital do estado, a artista crava novamente sua marca com a confecção do troféu “Reverência Verde” – Dia Mundial do Meio Ambiente, ALESP (SP 2011). Antes, 2010, ela já havia montado um cenário na NET TV-SP.
Hoje Leila Boás reside em São Luís, capital do Maranhão, onde exerceu e exerce inúmeras atividades: idealização, projeto e execução do Bistrô do Artista/2018; criação de escultura religiosa, em concreto(350 kilos), para a cidade de Rosário/2018 ; concepção de esculturas, representando vários personagens e super heróis da Marvel, tamanho natural, para casa de eventos em São Luís/2019; criação de um grande painel (11×9 mts)- comemorativo ao carnaval 2020 – fixado na fachada do Museu Casa do Maranhão, centro histórico de São Luís, obra para o governo do Estado; confecção de esculturas, da ave guará, para Porto do Cujupe, município de Alcântara; montagem de cenário, em espaço alternativo, idealizado com objetivo de reunir família e amigos, inspirado no centro histórico da capital maranhense/2021. Madalena Rodrigues Assessoria de imprensa. São Paulo /SP. Currículo extenso da artista saiba mais na revista digital ISSUU veja link. https://issuu.com/leilaboasrevista/docs/01-compactado. (Este mes retrospectiva de alguns dos seus trabalhos no story do facebook e Instagram em comemoração aos 45 anos dediado as artes e poesias.)