Lula suspende férias de Haddad para discutir Orçamento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu as férias do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda-feira, 6. Os petistas se encontraram para discutir o atraso no Orçamento de 2025, que não foi aprovado pelo Congresso Nacional no fim do ano passado.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Depois do encontro, o ministro disse que o atraso na votação do texto deverá impor algumas restrições ao governo, mas não prejudicará o funcionamento da máquina pública. “Temos que falar com o relator [senador Angelo Coronel (PSD-BA)] para ajustar o Orçamento às perspectivas do arcabouço fiscal”, destacou.
Segundo Haddad, a prioridade do governo neste começo de ano é garantir a aprovação do Orçamento de 2025. Em tese, a votação poderá começar em fevereiro, depois da eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado, mas poderá ficar para março, porque a formação das comissões leva algumas semanas.
De acordo com o Ministério da Fazenda, a decisão de cancelar o período de descanso foi tomada depois do “pronto restabelecimento” de sua mulher, Ana Estela Haddad, que passou por um procedimento cirúrgico no final do ano. Segundo despacho publicado no Diário Oficial da União, o ministro também sairá de férias de 11 a 20 de julho.
O final do ano foi conturbado para o ministro. 2024 ficou marcado por uma alta expressiva do dólar, que encerrou dezembro a R$ 6,18. Além disso, Haddad teve que aprovar, na última semana do ano passado, os projetos de cortes de gastos.
Nísia Trindade também cancela férias
Assim como Haddad, a socióloga Nísia Trindade, ministra da Saúde, também retornou de suas férias nesta segunda-feira, 6. Nísia estava de folga desde 20 de dezembro e retornaria somente no dia 13 de janeiro.
Segundo nota do Ministério da Saúde, a antecipação ocorreu “para o cumprimento de agendas oficiais previstas para esta semana”. No entanto, até a publicação desta reportagem, sua agenda oficial está em branco.
Nísia foi alvo de uma denúncia do jornal O Estado de S.Paulo, que flagrou o carro oficial da ministra em um centro comercial de Brasília no último sábado, 4. Naquela data, ela ainda estava oficialmente de férias.
Em comunicado, o Ministério da Saúde informou que Nísia Trindade retornou à capital federal no sábado e que é permitido o uso do carro oficial para todas as movimentações da ministra dentro do território nacional.
Leia também: “Ibovespa volta à Era Dilma”, coluna de Carlo Cauti publicado na Edição 250 da Revista Oeste
O post Lula suspende férias de Haddad para discutir Orçamento apareceu primeiro em Revista Oeste.