Mãe de criança que fez inalação com copo descartável diz que enfermeira avisou sobre ‘quebra galho’: ‘É o que tem para o momento’

Prefeitura de Campo Limpo Paulista (SP) informou que tomará todas as medidas cabíveis, incluindo punição à organização social que administra o Hospital de Clínicas. Prefeitura abre sindicância após improviso de copo plástico em inalador para criança
Arquivo pessoal
A mãe da criança de quatro anos que fez inalação com um copo descartável disse que a enfermeira avisou sobre o ‘quebra galho’. O caso ocorreu na noite de domingo (19), no Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista (SP).
Ao g1, a mãe contou que procurou atendimento após a filha passar mal e que a criança já apresentava um quadro gripal havia algum tempo.
O médico que realizou o atendimento disse que havia uma suspeita de pneumonia, sendo necessário fazer um procedimento com aparelho de inalação três vezes a cada 20 minutos. Em seguida, ela deveria passar por um exame de raio-x e retornar com o médico.
Quando elas foram encaminhadas para a equipe de enfermagem, no entanto, a mãe relatou que não havia espaçador disponível.
“Tomei um susto, eles não estavam com esse espaçador. A enfermeira falou para mim ‘olha, a gente não está com o espaçador aqui, mas vamos improvisar e colocar um copinho’. Aí eu falei ‘moça, isso não vai dar certo’ e ela falou assim ‘não vai ser 100% eficaz igual com o espaçador, mas é o que a gente tem para trabalhar no momento'”, relata.
A mãe ainda lembra que perguntou para a enfermeira sobre o procedimento. “Questionei sobre o que estava acontecendo e ela disse ‘olha, o hospital até tem o espaçador, porém, não tem profissionais para fazer a esterilização, a higienização deste aparelho, e a quantidade de espaçador que o hospital tem não é suficiente, por isso a gente está o dia todo quebrando galho com copo descartável”.
Ela disse também que, pouco tempo depois, chegou outra mãe no local com uma criança para fazer o mesmo procedimento, e a medicação foi aplicada da mesma maneira, com copo de plástico.
Prefeitura abre sindicância após improviso de copo plástico em inalador para criança
Investigação
A Prefeitura de Campo Limpo Paulista abriu uma sindicância na manhã de quarta-feira (22) para apurar o caso.
Em nota, a administração municipal informou que tomará todas as medidas cabíveis, incluindo uma punição à organização social que administra o Hospital de Clínicas.
“O órgão também reforça que repudia esse tipo de atitude e que o acontecimento não interfere no desempenho da equipe do hospital”, diz o texto.
A Secretaria Municipal de Saúde deve começar a ouvir ainda nesta semana os funcionários do Hospital de Clínicas da cidade e também a direção da ANSS, que é a responsável pela administração da unidade.
Procurada, a organização social que administra o hospital disse que tomou conhecimento do ocorrido na quarta-feira, através de publicações nas redes sociais. “Imediatamente foi aberta sindicância, na forma da lei, para a apuração da veracidade das fotos, sobre o local onde foram tiradas, sobre eventual responsabilidade de colaboradores dessa entidade”.
A ANSS reiterou a condição de organização social de saúde responsável pela gestão do Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista, “e de cumpridora de todas as obrigações legais, sociais e humanitárias dos pacientes sob seus cuidados, de forma que não pactua e jamais pactuaria com os atos supostamente efetivados nas fotos apresentadas”.
A ANSS ainda afirmou que todos os equipamentos necessários para o correto atendimento dos pacientes do hospital estão disponíveis nos estoques, “o que causa ainda mais estranheza e possível falta de veracidade das imagens em tela”.
Para que serve o espaçador?
O espaçador é utilizado para facilitar a inalação de medicamentos para tratamento e controle da asma. É um item importante nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), segundo a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.
Ao criar um espaço entre a boca do paciente e o inalador, o objeto permite respirar e absorver a medicação de forma mais lenta. Essa ação proporciona um maior bem-estar, principalmente para crianças a partir de dois anos de idade.
Passo a passo para uso do espaçador
Coloque a válvula no espaçador;
Agite a bombinha com o bocal para baixo;
Encaixe a bombinha no espaçador;
Peça para a criança soltar o ar dos pulmões;
Coloque o espaçador na boca;
Dispare a bombinha em spray e espere que a criança respire pela boca (pelo espaçador);
Retire o espaçador da boca;
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Liked Liked