O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, morreu nesta quarta-feira, 26, aos 77 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, na capital mineira, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória, na noite desta terça-feira, 26, e estava com insuficiência renal aguda.
Os médicos chegaram a reanimar Noman, mas o quadro evoluiu para choque cardiogênico, que é quando o coração não consegue manter sua principal função, de bombear sangue para o resto do corpo. O procedimento precisou de doses altas de drogas vasoativas e inotrópicas.
Reeleito em 2022, Noman foi internado em 3 de janeiro, para tratar um câncer do tipo Linfoma não Hodgkin (LNH). Na ocasião, ele estava com insuficiência respiratória aguda. Ele apresentou melhora no dia 6, quando foi extubado, mas voltou a ser intubado três dias depois.
Fuad Noman participou virtualmente da cerimônia de posse, em 1º de janeiro | Foto: Reprodução/TV Globo
Fuad Noman assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte em março de 2022, quando Alexandre Kalil deixou o cargo para disputar o governo de Minas Gerais. Nas eleições de 2024, venceu o adversário Bruno Engler (PL) no segundo turno, com 53,73% dos votos.
Ele participou virtualmente da cerimônia de posse como prefeito, em 1º de janeiro, por orientação médica. Noman ficou apenas três dias no cargo. Desde então, o vice Álvaro Damião (União Brasil) estava a frente do cargo interinamente.
Fuad Noman passou por 4 internações em 3 meses
A internação de janeiro foi a quarta desde o fim de novembro de 2024, quando Noman passou cinco dias no hospital por causa de dores nas pernas relacionadas ao tratamento do câncer, identificado meses antes.
No início de dezembro, o prefeito de Belo Horizonte voltou a ser internado. Ele teve alta no dia 15 do mesmo mês, depois de tratar pneumonia e sinusite.
Fuad Noman, de boné e suspensório, ao lado de apoiadores durante ato de campanha no primeiro turno — Belo Horizonte, 5/10/2024 | Foto: Reprodução/Facebook/@fuadnoman55
Quatro dias depois, em 19 de dezembro, Noman foi internado novamente, com um quadro de diarreia e desidratação. Ele chegou a ser monitorado na UTI devido a um sangramento intestinal e teve alta no dia 23.
Noman informou a constatação do câncer em julho, depois de fazer exames de rotina. Ele passou por cirurgia e, imediatamente, começou os tratamentos para combater a doença. Em outubro, durante o período eleitoral, o prefeito comunicou a conclusão do tratamento.
O LNH é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e se espalha de maneira não ordenada. Durante a internação, Noman fez por exames que confirmaram a remissão completa da doença.
Hospital Mater Dei em Contorno, Belo Horizonte (MG) | Foto: Reprodução/Mater Dei
Prefeitura de Belo Horizonte e PSD lamentam a morte do prefeito
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou uma nota no início da tarde desta quarta-feira sobre o falecimento de Fuad Noman. Veja o texto completo:
“É com profundo pesar que a Prefeitura de Belo Horizonte informa o falecimento do prefeito Fuad Noman, ocorrido nesta data.
Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte. Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no Governo Federal, Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social.
Em 2022, assumiu o cargo de prefeito da capital mineira, e desde então conduziu a cidade com serenidade, firmeza e espírito público.
Fuad era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência.
Informações sobre o velório e homenagens serão divulgadas em breve.”
A bancada do PSD, partido de Fuad Noman, na Câmara dos Deputados também expressou lamento pela morte do correligionário. Leia a nota na íntegra:
“A bancada do PSD na Câmara dos Deputados manifesta profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman.
Economista, escritor e servidor público dedicado, Fuad deixa seu legado no desenvolvimento da capital mineira.
Exemplo de dedicação, o prefeito enfrentou desafios com coragem e resiliência, sempre buscando o melhor para a população. Neste momento de dor, nos solidarizamos com sua família e com a população de Minas Gerais.“