Mostra de cinema seleciona curtas de alunos e egressos da Unifor

O festival acontece de 27 de novembro a 03 de dezembro e exibirá quatro filmes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza Gabriela Nogueira, Larissa Estevam e Arthur Almeida estão entre os selecionados para o festival
Alan Sousa
Alunos e egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, são selecionados para mostra no 31º Cine Ceará o evento, que acontece de 27 de novembro a 03 de dezembro. A Mostra terá exibição no Cinema do Dragão e no canal do YouTube do Cine Ceará.
Quatro curtas foram selecionados para participar da programação, sendo dois de ficção e dois documentários. Os graduados do curso de Cinema e Audiovisual são a Gabriela Nogueira, com o filme “Estilhaços”, e o Arthur Almeida, com a produção “Corpas”. Os alunos são Larissa Estevam, com o curta “Entre o passado”, e João Paulo Magalhães, com “Saudade dos Leões”.
Gabriela Nogueira dirigiu o curta Estilhaços
Alan Sousa
Gabriela Nogueira, diretora do curta-metragem “Estilhaços”, revela que o processo do filme ter sido realizado durante a pandemia de COVID-19 trouxe inseguranças, mas também contribuiu positivamente. “No início da pandemia foi bastante complicado por ser algo muito novo e incerto. Era muito complicado pensar em datas futuras para um cronograma e não sabíamos muito bem como funcionaria a comunicação de uma equipe à distância. Mas, devido a essas dificuldades enfrentadas, existiram soluções que acabaram enriquecendo o projeto. Uma delas foi o tempo, que por mais parecesse sufocante no começo, ajudou para que existisse uma etapa de pré-produção organizada durante um prazo maior.”
“Corpas” é dirigido por Arthur Almeida, que comenta sobre o filme ser “uma obra documental de experimentações, que se ocupa de apresentar artistas vivas em plena capacidade de criação artística na cidade de Fortaleza. Por meio de discursos e apresentações, denuncia a violência contra o corpo trans, a visão desses corpos para com a cidade e o papel da arte nas discussões de gênero”.
“Entre o passado” é um dos filmes selecionados e foi dirigido por Larissa Estevam
Alan Sousa
Diretora de “Entre o passado”, Larissa Estevam revela que o processo que levou ao roteiro começou de forma orgânica: “A ideia do filme surgiu a partir de uma imagem que eu vi e me abalou, então, tentei começar a entender por que essa imagem me abalou”. Ela também pontua que a equipe foi parte essencial do processo criativo, que todos colaboraram com ideias e referências e que teria sido impossível a feitura do filme sem o grupo.
Arthur Almeida
Alan Sousa
De acordo com o realizador de “Saudade dos Leões”, João Paulo Magalhães, a ideia do curta-metragem desenvolveu-se na disciplina de Cine Experiência III, e sua maior surpresa veio com a personagem de Dona Fátima, proprietária do Bar Lions. “Com a conversa com Dona Fátima, eu conheci mais sobre o Bar Lions, que sempre frequentei, e acabei criando uma admiração muito maior por ela do que eu já tinha”, conta João sobre a produção do filme, que fala sobre o estabelecimento no Centro de Fortaleza.
Conheça os filmes
“Estilhaços”
Sinopse: Uma jovem artista plástica é assombrada por um coelho macabro. Sem conseguir sonhar, sem saber o que é verdade, sem saber se é coragem ou insanidade, luta para impedir que seus pesadelos se tornem realidade.
Ficha Técnica:
Roteiro: Gabriela Nogueira
Direção: Gabriela Nogueira
Direção de fotografia: Bruno Bressam
Técnico de som: Gabriel Goersch e Matheus Pinheiro
Elenco: Marina Studart (M), Igor Conrado (Coelho) e Camila Feitosa (M criança)
“Corpas”
Sinopse: Um computador hackeado guarda arquivos de seis Corpas Vyvas e em constante processo de criação. Em meio às lembranças dolorosas do assassinato de Dandara Kettley, as artistas que compõem esse documentário conversam sobre o fazer artístico.
Ficha Técnica:
Direção: Arthur Almeida
Direção de Fotografia: Alian Minerva, Coletivo Debandada, Lizzy Sideral, Lucas Everdrosa, Arthur Almeida e Vitão
Som Direto: Bruna Cunha, Mariana Vieira, Kauê Nogueira e Antônio Vasconcelos
Elenco: Lola Garcia, Levi Banida, Sy Gomes, Corpa Caironi, Mumu e
Elicia Maria.
“Entre o passado”
Sinopse: A chegada inesperada de Conceição, no dia do velório de Dona Aparecida, gera desconforto nas pessoas presentes, principalmente em Anderson, neto da falecida. A partir desse reencontro de mãe e filho no velório, ambos revisitam o passado e a dor de mágoas antigas.
Ficha Técnica:
Direção: Larissa Estevam
Roteiro: Larissa Estevam e Ariel Nedehf
Direção de Fotografia: Esther Arruda
Som direto: Felipe Negreiros
“Saudade dos Leões”
Sinopse: Em meio ao cenário pandêmico, os lugares de festas em Fortaleza tentam resistir ao isolamento. Como o Bar Cultural Lions, localizado no centro da cidade, encontra-se? Como lidar com a ausência de novas memórias? Como lidar com o silêncio? O documentário mobiliza a memória desse espaço e resgata momentos de alegria e de relevância cultural na vida de seu público, majoritariamente LGBTQI+.
Ficha Técnica:
Diretor: João Paulo Magalhães
Roteiristas: Douglas da Silva Nobre e Icaro Bruno
Diretor de Fotografia: Rafael Coelho
Técnico de Som: Douglas da Silva Nobre
Mais informações aqui.

Liked Liked