‘Políticos tradicionais têm trânsito frequente com o STF’, afirma jornalista da Globo

Durante um programa ao vivo no canal GloboNews, a jornalista Natuza Nery revelou que “políticos tradicionais” têm “trânsito frequente” com juízes do Supremo Tribunal Federal (STF), o que pode alterar os resultados de julgamentos de alguns casos.

Ao longo de sua declaração, feita na quinta-feira, 27, Natuza afirmou que os parlamentares do “centrão” nunca optarão por ser julgados por juízes de 1ª instância. Isto ocorreria pois nem todos são “meramente técnicos”. Em seguida, comentou sobre o STF.

“Acha que ele vai cair na mão de um juíz de 1ª instância, tendo muito mais relação com ministros do Supremo?”, indagou a jornalista. “Pois a gente sabe que a política frequenta muito bem o STF. Sabemos que essa política tradicional — não os bolsonaristas, mas a centrão, centro-direita, direita — tem um trânsito muito bom no STF.”

Etapas da acusação contra Bolsonaro

A fala foi feita no contexto da ação movida contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na quarta-feira 26, a 1ª Turma do STF decidiu, de forma unânime, tornar réus o ex-presidente e outras sete pessoas por tentativa de golpe de Estado. Com essa decisão, o caso avança para a fase de instrução penal.

Nessa etapa, vão ocorrer a coleta de provas, a realização de perícias e o depoimentos de testemunhas. Estima-se que até 320 pessoas possam ser ouvidas durante o processo. Especialistas em Direito, com experiência na Corte, sugerem que o STF pode acelerar essa fase. Estratégias semelhantes foram utilizadas durante o julgamento do Mensalão, em 2012.

Jornalista da Globo diz que avanço da anistia pode gerar briga entre centrão de STF

Manifestantes pedem anistia aos presos do 8 de janeiro | Foto: Igor Villas Bôas/Revista Oeste
Manifestantes pedem anistia aos presos do 8 de janeiro | Foto: Igor Villas Bôas/Revista Oeste

Ainda na quinta-feira, 27, em outro programa da GloboNews, Natuza Nery afirmou que o apoio do centrão à pauta da anistia pode trazer “custos políticos” para os parlamentares.

Segundo ela, defender o perdão aos presos de 8 de janeiro significa entrar em confronto direto com o Supremo Tribunal Federal.

“O custo político para o Centrão patrocinar o avanço da Anistia é enorme, porque compra uma briga direta com o Supremo”, disse. “Imagine que a Anistia passe. Imagine uma decisão do ministro Flávio Dino: bom, estou decidindo aqui que vamos abrir tudo, Polícia Federal entra, Tribunal de Contas, me passa tudo aqui. Vai sobrar o que?”

Em sua declaração, a jornalista sugere, de maneira indireta, o crime de prevaricação motivado por atuação político-partidária, o que constitui um fundamento legal para o impeachment de ministros do STF.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O post ‘Políticos tradicionais têm trânsito frequente com o STF’, afirma jornalista da Globo apareceu primeiro em Revista Oeste.

Liked Liked