Prefeito do PT concede benefício fiscal a empresa investigada na CPI das Bets
Erivaldo Lopes, prefeito do pequeno município de Santo Antônio de Lisboa, no Piauí, reduziu o Imposto sobre Serviços (ISS) de 5% para 1% pelo prazo de dez anos para a empresa OIG Gaming.
Lopes, que é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), também isentou a empresa do pagamento do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) e de taxas de aprovação de projeto, alvarás e fiscalização.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A OIG Gaming tem ligação com o empresário Fernando Oliveira Lima e está entre as empresas investigadas na CPI das Bets.
A empresa ficou conhecida por oferecer em sua plataforma o “jogo do tigrinho”, um tipo de caça-níquel digital que virou febre entre crianças e adolescentes. O jogo acumulou denúncias de golpes contra os usuários.
Fernando Oliveira nega ser dono da empresa. Segundo ele, a OIG Gaming pertence a uma empresa estrangeira.
Empresa mudou de endereço em junho do ano passado
Em junho de 2024, a empresa trocou a capital do Piauí, Teresina, por Santo Antônio de Lisboa, distante 330 quilômetros. Uma promessa de campanha teria motivado a mudança.
É que o petista prometeu editar um decreto com uma série de incentivos para empresas que escolhessem o município como sede. Santo Antônio de Lisboa tem cerca de 5,8 mil habitantes.
Prefeito nega privilégio
O caso foi revelado em reportagem publicada pela revista Veja nesta sexta-feira, 4. De acordo com a reportagem, o município passou de uma arrecadação de R$ 30 mil em ISS por mês, para R$ 1,4 milhão em abril.
Procurado pela revista, o prefeito Erivaldo Lopes negou que tenha privilegiado a OIG Gaming. Segundo o prefeito, a isenção fiscal foi uma promessa feita a empresários de maneira geral.
Leia também: “Em vídeo, PT pede ‘taxação BBB’: ‘Bilionários, bancos e bets'”
“Ele [Fernando Oliveira] procurou a prefeitura no ano passado para dizer que estava interessado em transferir a sede da empresa para cá”, afirmou o prefeito.
O prefeito também negou que seja amigo do empresário. Lopes disse que é apenas “um seguidor dele nas redes sociais”.
A empresa não quis comentar a mudança de endereço.
O post Prefeito do PT concede benefício fiscal a empresa investigada na CPI das Bets apareceu primeiro em Revista Oeste.