Primeiro evento-teste do governo de SP é marcado por testes e protocolos em Santos, SP

Repórter do G1 mostrou, em detalhes, como funcionou os protocolos de segurança da Expo Retomada. Os visitantes serão monitorados por duas semanas. Visitantes fazem o teste de Covid antes de entrar em evento em Santos, no litoral de São Paulo
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
O G1 esteve presente no primeiro evento-teste do governo de São Paulo, que prepara um planejamento seguro para a realização de novos eventos no segundo semestre. O repórter Thiago D’Almeida mostrou, em detalhes, como funcionou os protocolos de segurança da Expo Retomada, realizada nesta quarta (21) e quinta (22) no Santos Convention Center, em Santos, no litoral de São Paulo. Os visitantes, assim como o repórter, serão monitorados por duas semanas.
O evento reúne empresas que demonstram os protocolos de segurança e inovações. Por volta das 10h desta quarta-feira, uma fila foi formada na entrada do evento e até um princípio de aglomeração, mas que logo foi dispersa pelos organizadores.
Visitantes fazem o teste de Covid antes de entrar em evento em Santos, no litoral de São Paulo
Alexsander Ferraz/A Tribunal Jornal
Dentro do espaço, ainda na entrada, é preciso se submeter à testagem rápida da Covid-19 (PCR). Após o teste, o visitante é encaminhado até uma sala de espera e por lá fica por volta de meia hora. Com o resultado do teste negativo, a pessoa ganha uma pulseira e entra, de fato, no evento.
Nos arredores, linhas da cor verde e vermelha foram colocadas no chão para que os visitantes, expositores e organizadores não colidirem e manterem o distanciamento social, o que aconteceu na maior parte do tempo. Funcionários da limpeza também trabalharam constantemente, higienizando corrimãos, mesas e o próprio chão.
Visitantes fazem o teste de Covid antes de entrar em evento em Santos, no litoral de São Paulo
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
O G1 entrevistou visitantes, que também contaram suas experiências no primeiro dia do evento-teste. O diretor-presidente da Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista, Eduardo Silveira, de 47 anos, comentou que sentiu-se seguro dentro da Expo Retomada.
“Hoje é um dia histórico para o setor de eventos e turismo, e mostra não só a força do nosso setor e indústria, mas também da iniciativa privada, que junto com o poder público, está gerando este grande evento”, afirma. “Com certeza, esses protocolos estão excelentes e vão ser seguidos”.
Priscila Manzi, de 38 anos, trabalha como vendedora no comércio de locação de geradores, também deu o seu ponto de visita. “Estou me sentindo segura. Fizemos os testes, que foi o mais importante, testar todo mundo antes de entrar. Então, estou achando bem legal, todos estão respeitando o distanciamento”, comenta. “Imagino que este seja o nosso ‘novo normal’ e, respeitando os protocolos, poderemos voltar com os eventos” disse ela.
Expo Retomada é o primeiro evento-teste do governo de São Paulo para preparar um planejamento seguro à realização de eventos no segundo semestre.
Thiago D’Almeida/G1
Expo Retomada
A Expo Retomada é o primeiro evento-teste do governo de São Paulo para preparar um planejamento seguro à realização de eventos no segundo semestre. Ela faz parte de um calendário com 30 eventos.
Algumas medidas, segundo a organização, são aplicadas do início ao fim da montagem do evento. Elas serão seguidas pelos funcionários e participantes da exposição. Os protocolos sanitários foram elaborados em parceria com o Hospital das Clínicas, de São Paulo.
São eles:
Testagem rápida da Covid-19 na entrada
Aferição de temperatura de todos os visitantes na entrada
Acesso controlado por QR code, sem necessidade de intervenção humana
Uso de máscaras obrigatório em toda a área do evento
Corredores mais largos para garantir o distanciamento
Restrição de horário de permanência no evento aos visitantes, fixado em até 3 horas
As secretarias de Saúde municipal e estadual irão monitorar todos os participantes para identificar eventuais contágios por duas semanas. Os agentes de saúde enviarão mensagens de texto e ligarão para as pessoas para obter informações sobre eventuais contágios. O monitoramento também poderá ser feito dentro dos aplicativos de compra dos ingressos.
Expo Retomada acontece no Santos Convention Center, em Santos
Thiago D’Almeida/A Tribuna Jornal
VÍDEOS: Mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias

Liked Liked