Regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos têm 24 mil vacinas da Pfizer para substituir 2ª dose da AstraZeneca

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, vacinas foram enviadas no início da semana em virtude da falta do imunizante da AstraZeneca. PEI diz intercambialidade termina nos próximos dias. Vacina Astrazeneca contra a Covid-19
Reprodução/RPC
As diretorias regionais de saúde de Ribeirão Preto (SP), Franca (SP) e Barretos (SP) têm, juntas, 24 mil vacinas da Pfizer para substituir a segunda dose da AstraZeneca, que estava em falta no estado.
DRS Ribeirão Preto: 13,3 mil doses
DRS Franca: 6,6 mil doses
DRS Barretos: 4,1 mil doses
As vacinas da Pfizer são destinadas a moradores vacinados com a primeira dose da AstraZeneca entre o dia 1º e está quarta-feira (15) — população de 50 a 59 anos. A “mistura” das marcas é feita em caráter emergencial, segundo o estado.
Ministro da Saúde diz que há ‘excesso de vacinas no Brasil’; seis estados estão com falta de imunizante para segunda dose
A intercambialidade das vacinas foi chancelada pelo Comitê Científico do Governo do estado e pelo Programa Estadual de Imunização (PEI), que embasaram a decisão em estudos da Organização Mundial de Saúde e orientações do próprio Ministério da Saúde.
A decisão também foi aprovada em deliberação com o Conselho dos Secretario Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems).
Fim da intercambialidade
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (15), o estado confirmou a chegada de 458 mil novas doses da AstraZeneca. Desta forma, o PEI afirmou que não há mais necessidade de usar as doses da Pfizer como substituta.
De acordo com a coordenadora do PEI, Regiane de Paula, disse que aguarda o envio das doses da AstraZeneca pelo Ministério da Saúde.
“Já foi sinalizada hoje uma entrega da AstraZeneca e aguardamos, até o começo da próxima semana, o quantitativo necessário para terminar essa faixa etária e completar, então, o esquema vacinal dessa população. Os municípios estão com vacina e hoje, assim que chegar ao nosso centro de distribuição e logística a vacina da Astrazenca, nós trabalharemos a noite inteira para que amanhã 645 municípios tenham vacina da AstraZeneca para completar o esquema vacinal”, explicou.
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Ribeirão Preto

Liked Liked