Renúncia de Juscelino Filho foi solicitada por Lula, diz Secom

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ligou para o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), e solicitou a sua renúncia ao cargo. A conversa ocorreu nesta terça-feira, 8, de acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O objetivo era permitir que Juscelino pudesse se defender de acusações fora do governo. Ele enfrenta uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto desvio de emendas parlamentares.

Durante a ligação, Lula pediu que o ministro deixasse o cargo para concentrar seus esforços em sua defesa. No final da tarde, Juscelino formalizou sua saída por meio de uma carta aberta ao público.

Exoneração de Juscelino Filho saiu no Diário Oficial desta quarta-feira, 9
Exoneração de Juscelino Filho saiu no Diário Oficial desta quarta-feira, 9

A exoneração do agora ex-ministro das Comunicações saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 9. Em razão da viagem de Lula a Honduras, o vice-presidente Geraldo Alckmin assinou a ordem, no exercício de presidente.

A carta aberta de Juscelino Filho

Juscelino Filho, que é deputado federal licenciado pelo União Brasil, pediu demissão depois de conversar com integrantes de seu partido | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Juscelino Filho é deputado federal pelo União Brasil | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

No documento, Juscelino descreveu a decisão como uma das mais difíceis de sua carreira política. “Solicitei ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva meu desligamento do cargo de ministro das Comunicações”, começou o agora ex-ministro.

“Não o fiz por falta de compromisso, muito pelo contrário. Saio por acreditar que, neste momento, o mais importante é proteger o projeto de país que ajudamos a construir e em que sigo acreditando.”

Ele também afirmou que sua demissão representa um gesto de respeito ao governo e à população brasileira. Destacou, ainda, a necessidade de se dedicar à sua defesa com serenidade e confiança.

“Sei que a verdade há de prevalecer”, defendeu-se. “As acusações que me atingem são infundadas, e confio plenamente nas instituições do nosso país, especialmente no Supremo Tribunal Federal, para que isso fique claro. A justiça virá!”

Leia também: “O Brasil (só) precisa sobreviver a Lula”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição da Revista Oeste

O post Renúncia de Juscelino Filho foi solicitada por Lula, diz Secom apareceu primeiro em Revista Oeste.

Liked Liked