Sem poder viajar, Lula passa fim de ano na Granja do Torto
Impedido de viajar em decorrência de uma cirurgia emergencial, realizada no início do mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem utilizado a Granja do Torto como base para suas atividades de trabalho e lazer. A propriedade é uma das residências oficiais da Presidência da República e está localizada a 14 quilômetros do Palácio do Planalto.
Nos últimos dias, Lula recebeu ministros, assessores e o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), principal candidato à presidência da Câmara dos Deputados em fevereiro. Ele e a primeira-dama, Rosângela da Silva, Janja, passaram a noite de 25 para 26 de dezembro no local.
Inicialmente, o plano de Lula era viajar para a Base Naval de Aratu, em Salvador, na virada do ano. No ano anterior, o casal celebrou o Réveillon na base naval da Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro. Contudo, devido à sua condição de saúde, optaram por ficar na Granja do Torto.
No dia de Natal, 25, Janja compartilhou nas redes sociais um vídeo que mostrava Lula interagindo com os jabutis que habitam o local.
Histórico da Granja do Torto e seu uso presidencial
A Granja do Torto, que cobre trinta e sete hectares, oferece instalações como lago artificial, piscina, campo de futebol, quadra, churrasqueira, heliponto e área de mata nativa.
O local deve seu nome à Fazenda do Riacho Torto e, no passado, abrigava uma granja para fornecimento de ovos e frangos.
O presidente João Figueiredo (1979-1985) escolheu morar na Granja do Torto durante seu mandato e usava a área para criar cavalos.
Na transição para o primeiro governo de Lula em 2002, Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) disponibilizou a Granja para sua hospedagem.
Em seus primeiros mandatos, Lula usou o local para partidas de futebol com ministros e parlamentares, fortalecendo laços políticos.
Neste ano, a propriedade também foi cenário da confraternização de fim de ano do governo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O post Sem poder viajar, Lula passa fim de ano na Granja do Torto apareceu primeiro em Revista Oeste.