STF: Dino acompanha Barroso e vota contra pedido da Dama do Tráfico

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino acompanhou o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, em voto contrário a recurso de Luciane Barbosa Farias, conhecida como a Dama do Tráfico, e a Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas. Ambos são identificados como líderes da facção Comando Vermelho no Amazonas.

Quando Dino ainda era ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, autoridades de seu ministério receberam a Dama do Tráfico para reuniões em seus gabinetes.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

À época, o ministro afirmou não controlar encontros de seus subordinados e transferiu a responsabilidade para Elias Vaz, então secretário de assuntos legislativos.

Luciane seria responsável pelo gerenciamento financeiro da facção e, por isso, o Tribunal de Justiça do Amazonas a sentenciou a dez anos de prisão. Os crimes têm relação com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A defesa apresentou o recurso fora do prazo ao tribunal estadual, e pede ao STF para apresentar o instrumento jurídico.

Barroso, relator do caso, destacou que a defesa não apresentou documentação adequada que justificasse o atraso. “A ocorrência de feriado local, recesso, paralisação ou interrupção do expediente forense deve ser demonstrada, por documento idôneo, no ato da interposição do recurso manejado”, afirmou.

Leia também: “A cara do Brasil”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 241 da Revista Oeste

“No presente caso, os recorrentes apenas anexaram mera captura de tela e um link que remete ao sítio do Tribunal de origem, o que não satisfaz a exigência do requisito acima referido.”

Além de Dino, outros ministros do STF analisam o caso

dino dama do tráfico 3
Dama do Tráfico e Rafael Velasco Brandani, então secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça | Foto: Reprodução/Instagram/associacaoliberdadedoam

Além de Dino e Barroso, os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Carmén Lúcia também votaram contra o recurso. É necessário apenas mais um voto no mesmo sentido para que o plenário virtual tenha uma maioria. Assim, pode haver uma decisão contrária ao recurso da Dama do Tráfico. Os magistrados podem se manifestar virtualmente até a próxima segunda-feira, 11.

Leia mais: “Tribunal das Decisões Cretinas”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 236 da Revista Oeste

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia rejeitado as alegações da defesa de Luciane e Clemilson em oito processos, antes de a dupla recorrer ao STF. O Ministério Público do Amazonas descreveu Luciane como comparsa nas atividades criminosas e destacou sua “inteligência financeira” na ocultação de bens e valores decorrentes do tráfico de drogas.

O post STF: Dino acompanha Barroso e vota contra pedido da Dama do Tráfico apareceu primeiro em Revista Oeste.

LikedLiked