Trombose na gravidez: os cuidados para que a doença não afete a gestação

Em casos mais graves, o problema pode levar ao comprometimento da placenta, causando problemas sérios ao bebê.
Divulgação/Clínica Dr. Gustavo Marcatto
Durante a gestação, o corpo da mulher passa por diversas transformações. Esse é um período importante para identificar mudanças que não são esperadas e, assim, evitar danos mais sérios à saúde própria e a do bebê que tem sido gerado. Casos de trombose na gravidez são preocupantes e merecem cuidados e atenções especiais.
Quando um coágulo se forma dentro de uma veia da mãe pode prejudicar a circulação de sangue e oxigênio para o bebê. Em casos mais graves, a placenta pode ser comprometida, levando riscos tanto para a criança quanto para a mãe devido as chances de provocar uma embolia pulmonar.
Dr. Gustavo Marcatto, médico vascular, referência na área em todo Brasil, explica que mulheres com predisposição genética, ou seja, com casos hereditários, precisam redobrar a atenção.
“Assim como as varizes, a trombose é genética. Durante o período de gravidez, mulheres que já têm casos na família precisam fazer um acompanhamento de perto com um especialista para prevenir e/ou tratar doença”, detalha o médico.
Há alguns fatores que podem promover as chances de trombose. “Passar muito tempo sentada ou em pé, obesidade e sedentarismo são alguns fatores que podem agravar a situação. O recomendado é sempre realizar algum tipo de atividade física, mesmo que seja uma leve caminhada, e se alimentar de forma saudável para prevenir a doença”, completa.
Mesmo após o parto, as mulheres devem permanecer com os cuidados. “No puerpério, as mães devem continuar com o sinal de alerta ligado. Devido as alterações hormonais drásticas e o período de repouso, as chances do surgimento de trombose aumentam. Entretanto, muitas vezes, as mulheres podem confundir os sintomas da trombose com inchaço e retenção de líquido, comuns na gestação”, finaliza.
Fale com o Dr. Gustavo Marcatto
Telefone: (17) 3216-1281
WhatsApp: (17) 9917-74342
Site: www.drgustavomarcatto.com.br
Siga nas redes sociais: @drgustavomarcatto
Médico responsável – Dr. Gustavo Marcatto (CRM/SP 157505)

Liked Liked