10 carros mais populares da Chevrolet

Desde sua fundação nos EUA, em 1911, a Chevrolet, uma das gigantes do setor automobilístico, tem marcado presença significativa em diversas partes do mundo com seus carros populares, clássicos, modernos e outros que se tornaram ícones da indústria automobilística.

No Brasil, os veículos populares da Chevrolet conquistaram um lugar especial no coração e nas garagens dos brasileiros desde 1925, quando o primeiro veículo foi montado no país.

Modelos como o Celta e o Onix não apenas lideram as vendas, mas também simbolizaram a habilidade da marca em se adaptar às preferências e demandas locais, combinando eficiência, estilo e acessibilidade de forma exemplar.

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A jornada global da Chevrolet vai além de carros e vendas. É uma história de adaptação e influência cultural. Cada novo modelo lançado é um capítulo que reflete o legado e a busca por inovação da marca no cenário automotivo mundial.

Explore agora os 10 carros populares da Chevrolet neste universo fascinante, onde cada veículo, cada modelo icônico, conta uma história única. Essas narrativas não apenas ilustram a evolução da marca, mas também refletem as transformações culturais e sociais em todo o mundo.

01. Celta (2000)

Divulgação/Chevrolet

O lançamento oficial do Celta ocorreu em setembro de 2000, no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, RS. Este modelo compacto e econômico rapidamente se estabeleceu como um dos carros populares da Chevrolet no Brasil, cativando os consumidores com sua praticidade e excelente custo-benefício. Ideal para a vida urbana, o Celta deixou sua marca no mercado nacional.

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o preço do Celta na época do lançamento era de R$ 10.665,00. As especificações técnicas incluíam uma carroceria hatchback, motor 1.0 MPFI de 60cv, transmissão manual de 5 marchas, torque de 8,26 kgfm, altura de 1.413mm, largura de 1.631mm, capacidade do tanque de 46 litros e porta-malas de 260 litros.

Ao longo dos anos, o Celta passou por melhorias graduais, incluindo reestilizações e atualizações em tecnologia, segurança e conforto. Apesar de sua popularidade entre os brasileiros, ele se despediu oficialmente, em abril de 2015, após quase 1,7 milhão de unidades vendidas, tornando-se um dos maiores sucessos recentes na história da Chevrolet no Brasil.

02. S10 (1995)

Divulgação/Chevrolet

A primeira geração da Chevrolet S10 chegou ao Brasil em fevereiro de 1995, inaugurando o segmento de picapes médias com um preço inicial de R$ 21.113,00. Desde então, tornou-se queridinha dos amantes de veículos robustos e potentes, liderando as vendas de 1996 a 2005. Como a primeira picape nacional da marca, a S10 é conhecida pela sua resistência, confiabilidade e versatilidade.

Com um design marcante, a S10 foi lançada inicialmente com cabine simples nas versões Standard e Deluxe, equipadas com motor 2.2 a gasolina de quatro cilindros e transmissão manual de 5 marchas. Seu torque de 77,3 kg/kgfm a 106 cv a 4800 rpm e 19,2 mkgf a tornaram a primeira picape com injeção eletrônica. Com uma altura de 1.700mm e um comprimento de 4.779mm, além de uma caçamba com 1.484mm de comprimento e 1.534mm de largura, a S10 se destacou no mercado brasileiro.

Ao longo dos anos, a S10 construiu um legado de sucesso, sendo mais do que uma picape: uma verdadeira “paixão nacional” e um dos carros mais populares da Chevrolet. Em 2017, comemorou a produção de 1 milhão de unidades, junto com sua irmã Trailblazer (2012), na fábrica de São José dos Campos (SP). E em 2020, celebrou 25 anos de produção no país, ultrapassando 1 milhão de unidades produzidas, sendo 750 mil destinadas ao mercado brasileiro. Esses marcos evidenciam sua popularidade duradoura e o impacto na indústria automobilística nacional.

03. Corsa (1994)

Divulgação/Chevrolet

O Chevrolet Corsa estreou no Brasil em janeiro de 1994, sucedendo o Chevrolet Chevette com notável êxito. Já no segundo ano de produção, consolidou-se como líder de mercado em seu segmento. Naquele tempo, o Corsa trouxe novidades no segmento de carros pequenos, com um design moderno, linhas arredondadas e melhorias em segurança e mecânica.

Inicialmente, o Corsa apresentava versões como o Corsa Wind 1.0, Corsa Wind Super 1.0, Corsa GL 1.4 e Corsa GSi 1.6 (16V). Com transmissões de 5 marchas manual e, no Corsa Classic, de 4 marchas automático. Seu comprimento variava entre 3.833 metros (hatch) e 4.181 metros (sedã), enquanto seu tanque comportava 46 litros. Esse sucesso de vendas destacou-se por sua eficiência, manutenção acessível e dirigibilidade exemplar.

Indiscutivelmente, o Corsa foi o maior sucesso de vendas da história da Chevrolet no Brasil. Entre 1994 e 2012, o Corsa superou todos os outros modelos da GM em vendas, totalizando mais de dois milhões de unidades comercializadas. Sua produção excede a de outros clássicos como Chevette, Opala e Monza.

04. Kadett (1989)

Divulgação/Chevrolet

Com design compacto, o Kadett chegou em abril de 1989 e foi um dos carros mais populares da Chevrolet no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Com design moderno e desempenho confiável, o Kadett conquistou muitos fãs no mercado brasileiro, oferecendo uma opção acessível e de qualidade para quem procurava um carro prático para o dia a dia.

Inovador e dinâmico para sua época, o Kadett cativou jovens e entusiastas com seu estilo audacioso e desempenho ágil. Equipado com motores a álcool de 4 cilindros: 1.8 carburado, 2.0 carburado, 1.8L EFI, 2.0L EFI, entregando 116cv. Para os adeptos da gasolina, também disponível em configurações de 1.8 e 2.0 carburados, 1.8L e 2.0L EFI, além do 2.0L MPFI (GSI), gerando 121cv.

Oferecido com transmissão manual de 5 marchas ou automática de 3 marchas, o Kadett conquistou muitos com seu preço em torno de NCr$ 18.000 (Dezoito mil cruzeiros novos). Durante seu período de produção no Brasil, de 1989 a 1998, foram vendidas 451.496 unidades. Seu legado continua firme como um dos modelos mais emblemáticos da história da Chevrolet no país.

05. Chevette (1973)

Divulgação/Chevrolet

Lançado em maio de 1973, o Chevette marcou época como um dos carros mais modernos e populares de sua geração, representando o primeiro compacto da Chevrolet no Brasil. Versátil, econômico e ágil, o Chevette ofereceu uma variedade de opções, desde sedã até perua.

Inicialmente disponível com câmbio manual de 4 marchas, tanto para gasolina quanto para álcool, o motor entregava 68 cv a 5.800 rpm e torque de 9,8 mkgf a 3.200 rpm. Seu preço de lançamento era aproximadamente de Cr$ 21.000,00 (vinte e um mil cruzeiros)

Na época, o Chevette conquistou o coração do público por seu design moderno, com linhas quadradas e lanternas distintas, tornando-se um dos carros mais queridos produzidos no Brasil. Estima-se que, até o encerramento de sua produção em 1993, tenham sido vendidas mais de 1,6 milhões de unidades. O carro foi agraciado duas vezes com o prêmio de Carro do Ano pela Revista Autoesporte, em 1974 e 1981.

06. Monza (1982)

Divulgação/Chevrolet

O Chevrolet Monza, lançado em abril de 1982, é reconhecido como um dos excelentes projetos da Opel Ascona alemã em solo brasileiro, e se destacou como um dos modelos mais modernos e inovadores de sua época. Inicialmente oferecido na versão hatchback 1.6, com transmissão de 4 marchas e 75 cv brutos, o veículo apresentava um design elegante e harmonioso que cativou os brasileiros no início dos anos 80.

Em 1983, o Monza expandiu sua linha com as variantes sedã de 4 portas e sedã de 2 portas. O motor foi atualizado para 1.8, combinado com uma transmissão de 5 marchas, e em 1987, recebeu um aumento de potência com a introdução do motor 2.0. Posteriormente, foram implementadas melhorias para aprimorar seu desempenho, incluindo a introdução de um câmbio automático de três marchas.

O Monza se tornou um fenômeno de vendas no Brasil por três anos consecutivos, em 1984, 1985 e 1986 e foi agraciado com o prêmio de Carro do Ano pela Revista Autoesporte em 1983, 1987 e 1988. Sua produção foi encerrada em 1996, após totalizar aproximadamente 857 mil unidades vendidas ao longo de 14 anos em território brasileiro.

07. Monte Carlo (1970)

Divulgação/Chevrolet

O Chevrolet Monte Carlo, um sedã cupê esportivo, era reconhecido por suas linhas fluidas e design marcante, com um capô longo e traseira curta e arredondada. Sua primeira geração foi lançada em setembro de 1969 como modelo de 1970, em homenagem à encantadora cidade do Principado de Mônaco. Produzido até 2007, com uma pausa entre 1989 e 1994, o Monte Carlo teve seis gerações.

Apesar de suas dimensões generosas, com 5,25 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos, o Monte Carlo era considerado um carro de luxo de tamanho médio. Na estreia, oferecia duas opções de motor: um V8 de 350 polegadas cúbicas (5,7 litros) e outro de 454 polegadas cúbicas (7,4 litros), este último produzindo 360 cavalos de potência. Seu preço inicial era de US$ 3.123.

Equipado com transmissão automática de 3 velocidades ou manual de 4 velocidades, o Monte Carlo alcançava uma velocidade máxima de 190 km/h. Além de sua performance nas ruas, ele também se destacou nas corridas de Stock Car, solidificando sua reputação como um carro esportivo. Elegante e ágil, o Monte Carlo é um dos modelos mais emblemáticos da Chevrolet nos anos dourados, tendo feito aparições em filmes como “Velozes e Furiosos 2“, “Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio”, “Ace Ventura: Pet Detective” e “Dia de Treinamento”.

08. Opala (1968)

Divulgação/Chevrolet

O Opala, um dos carros mais clássicos e elegantes da Chevrolet, foi o pioneiro entre os automóveis de passeio desenvolvidos e fabricados pela General Motors do Brasil, entre 1968 e 1992. Sua estreia oficial ocorreu em novembro na edição de 1968 do Salão do Automóvel de São Paulo, encantando o público brasileiro. No lançamento, o Opala mais básico custava cerca de Cr$ 25.000,00 (Vinte e cinco mil cruzeiros).

As quatro variantes do Opala, com quatro ou seis cilindros, incluindo o Opala de Luxo com as mesmas opções de motorização, proporcionavam conforto para seis ocupantes. Equipados com bancos dianteiros inteiriços, transmissão de três velocidades à frente com alavanca na coluna de direção, e um painel simples (mesmo nos modelos de luxo).

O Opala teve uma variedade de usos, desde veículo particular até viatura policial, além de ter alcançado o status de objeto de colecionador. Seu último exemplar foi fabricado em 16 de abril de 1992, marcando o encerramento da produção após a fabricação da unidade número um milhão e se tornando um dos carros populares da Chevrolet.

09. Impala (1958)

Divulgação/Chevrolet

Majestoso e distinto, o Chevrolet Impala era um sedã de luxo que personificava requinte, conforto e desempenho. Com várias versões especiais e 10 gerações, o Impala se destacou ao longo das décadas. Fabricado pela divisão Chevrolet da General Motors, ele esteve presente no mercado de 1958 a 1985, retornando de 1994 a 1996, e novamente de 2000 até 2020.

O Impala apresentava como uma de suas principais características o câmbio mecânico de três marchas na coluna de direção. Os modelos de 1958 eram maiores que seus antecessores, com uma variedade de motores que incluíam opções desde um de seis cilindros de 3,85 litros até um V8 de 5,7 litros, atingindo até 280 cv.

De 1958 a 2020, os modelos sedan, conversível e perua (Nomad) foram versáteis, sendo empregados como carros de polícia, táxis e veículos de corrida na NASCAR e outras categorias na América do Norte. Até hoje, o Impala permanece um dos 15 carros mais vendidos da história, com quase 15 milhões de unidades comercializadas e um dos carros populares da Chevrolet.

10. Bel Air (1950)

Divulgação/Chevrolet

Ao longo de suas seis gerações, o lendário Bel Air estreou em 1950 como um sedã de luxo, oferecendo conforto excepcional e desempenho impressionante. Sua distinta presença e elegância estabeleceram-no como um dos ícones mais reconhecíveis da Chevrolet entre os carros clássicos.

O Bel Air de 1950 veio equipado com um motor de seis cilindros em linha, que proporcionava um desempenho notável para a época. Sua transmissão manual de três velocidades oferecia uma condução suave e ágil, enquanto a suspensão ajustada assegurava conforto mesmo em viagens longas.

O Bel Air foi um ícone da era automobilística americana, representando estilo, classe e inovação. Custando US$ 1.741 e pesando 3.225 lb (1.500 kg), ele foi descontinuado, em 1975 nos EUA. No entanto, permanece como um dos carros mais clássicos e elegantes do mundo, continuando a ser admirado por entusiastas e colecionadores de carros antigos.

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