10 carros mais populares da Fiat

A Fiat (Fabbrica Italiana Automobili Torino) marcou sua presença com uma ampla variedade de carros que se tornaram populares, icônicos e deixaram sua marca na história da indústria automobilística brasileira.

Desde sua chegada ao Brasil, em 9 de julho de 1976, esta marca de origem italiana, agora parte do grupo automotivo Stellantis, tem sido um símbolo de inovação e excelência.

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A visão futurista da família Agnelli ao estabelecer o Polo Automotivo de Betim (MG) consagrou a Fiat como uma das marcas mais prestigiadas e reconhecidas no cenário automotivo brasileiro.

A estreia da Fiat no Brasil foi marcada pelo compacto 147, e desde então, a montadora tem oferecido uma ampla variedade de modelos completos em território brasileiro. Com hatchbacks, sedans, picapes, SUVs e mais, os veículos da Fiat são reconhecidos por sua qualidade, confiabilidade e tradição no mercado.

O sucesso da marca é atribuído a vários fatores, incluindo excelente custo-benefício, tecnologias de ponta e conforto excepcional. Explore agora a seleção feita pelo Olhar Digital dos carros mais famosos, populares e que se tornaram ícones dessa marca italiana chamada Fiat.

01. 147 (1976)

Imagem: Fiat Chrysler Automobiles (FCA)/Divulgação

O Fiat 147, baseado no modelo italiano 127, marcou o início da Fiat no Brasil, estabelecendo sua presença no país. Além do 147, a Fiat aproveitou sua estrutura para criar outros modelos, como o sedã Oggi, a perua Panorama, a picape 147 Pick-Up e o furgão Fiorino. A versatilidade do 147 era notável, embora nem todos os modelos tenham obtido o mesmo sucesso.

Em 1976, o Fiat 147, chamado de “cachacinha”, foi o primeiro carro movido a álcool produzido em série no Brasil, sendo um dos carros mais populares da época. Com um design moderno e inovador, sua transmissão era manual com quatro marchas e um motor transversal de 1.050 cm³ com 55 cv. Posteriormente, foram lançadas variantes com motor 1.300 cc GLS, incluindo os modelos Rallye e a versão especial TOP.

Em 1980, o preço do Fiat 147 chegou em torno de Cr$ 143.000,00 (Cento e quarenta e três mil cruzeiros). Em 1982, a versão Spazio foi lançada com uma frente arredondada, buscando ser uma referência de sofisticação na linha. Por fim, em 1987, a produção do 147 foi encerrada, totalizando 536.591 unidades vendidas no Brasil.

02. Uno (1984)

Imagem: Stellantis/Divulgação

Na seleção dos 10 carros mais populares da Fiat, o Uno se destaca como um dos maiores sucessos da montadora, com mais de 4,3 milhões de unidades fabricadas no Brasil desde sua estreia em agosto de 1984.

Inicialmente, disponível em duas versões de acabamento, S (Super) e CS (Confort Super), o Uno apresentava motores de 1,05 litro com 52 cv e 1,3 litro com 58 cv, além de uma transmissão manual de 5 marchas. Era o carro de entrada mais barato da Fiat, onde sua versão S estava em torno de Cr$ 15.900.000 (Quinze mil e novecentos cruzeiros).

Seu design quadrado rendeu ao Uno o apelido carinhoso de “bota ortopédica”. Ao longo dos anos, surgiram variantes como o Uno 1.5R e o Uno Mille, o primeiro carro nacional com motor 1.000, o 1.0. A produção do Uno no Brasil encerrou em dezembro de 2021, após o lançamento da série especial Ciao, marcando o fim de uma era que deixou um legado de 4.379.356 unidades fabricadas em 37 anos.

03. Tempra (1991)

Imagem: Stellantis/Divulgação

O Tempra, primeiro carro de luxo da Fiat e o pioneiro com motor multiválvulas (16 válvulas) no Brasil, estreou no mercado brasileiro em novembro de 1991, com versões Prata (básica) e Ouro (luxuosa). Marcando a entrada da Fiat no segmento de sedãs médios no país, o Tempra recebeu seu nome do italiano “têmpera” e provou ser um sucesso com mais de 200.000 unidades vendidas ao longo de oito anos.

Equipado inicialmente com um motor 2.0 de oito válvulas de duplo comando, entregou 99 cv e 16,4 de torque, sempre ligado a uma transmissão manual de cinco marchas. O Tempra impressionou com seu estilo inovador, traseira imponente e um interior repleto de tecnologia considerado luxuoso por muitos consumidores.

O destaque veio com a versão 16V, que não apenas abandonou o carburador em favor da injeção eletrônica, mas também apresentou um motor multiválvulas de 2.0 litros, gerando 127 cv e 18,4 kgfm de torque. Isso permitiu que o Tempra acelerasse de 0 a 100 km/h em apenas 9,8 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 198 km/h.

Em 1995, o preço de um Fiat Tempra 16V 2.0 IE era de R$ 8.778,00. A produção do carro encerrou sua atividade em 30 de novembro de 1998, totalizando 204.795 unidades fabricadas.

04. Palio (1996)

Imagem: Fiat Chrysler Automobiles (FCA)/Divulgação

Lançado em abril de 1996, em Ouro Preto (MG), o Palio surpreendeu com seu design moderno, apresentando linhas arredondadas, uma frente baixa, para-brisa inclinado e uma traseira com lanternas invadindo o vidro traseiro, com um desenho irregular. Desenvolvido para competir com rivais como o Volkswagen Gol “bolinha” e o Chevrolet Corsa, o Palio impressionou desde o início e entrou na lista dos carros populares da Fiat.

A montadora lançou o Palio em duas versões de acabamento: a EL, equipada com o motor Fiasa 1.5 de oito válvulas utilizado no Uno, porém agora equipado com injeção multipoint, entregando 76 cavalos de potência; e a versão top de linha com o motor 1.6 16V, importado inicialmente da Itália, produzindo 106 cavalos. O preço da versão de entrada era de R$ 11.800,00.

Com mais de 3,2 milhões de unidades produzidas e quase 3 milhões de carros vendidos no Brasil, o Palio demonstrou seu sucesso ao longo dos anos, mesmo tendo passado por apenas duas gerações com várias atualizações, diferentes motores e versões. Além disso, o Palio serviu como base para outros modelos de sucesso, como o Siena (1997), Weekend (1997) e Strada (1998). Após 21 anos, a linha de produção do Fiat Palio foi encerrada no Brasil.

05. Palio Weekend (1997)

Imagem: Stellantis/Divulgação

Lançada em fevereiro de 1997, a Palio Weekend também foi pioneira ao introduzir, dois anos mais tarde, a linha Adventure, impulsionando a tendência dos veículos pseudoaventureiros que se tornariam uma verdadeira sensação no Brasil durante os anos 2000.

Também apelidada de Station Wagon Weekend, a Palio Weekend foi o segundo modelo da família Palio a chegar ao mercado brasileiro, com sua versão de entrada disponível por cerca de R$ 14.000,00. Em uma era em que os SUVs ainda não dominavam as estradas, a perua Palio Weekend ocupou também o papel de um dos carros mais populares e familiares da Fiat.

A Palio Weekend, com uma versão ampliada da plataforma 178, oferecia mais espaço para os ocupantes na cabine e para a bagagem no porta-malas. Ao longo dos anos, foi a perua compacta mais vendida no país, superando suas rivais diretas VW Parati e SpaceFox. Em janeiro de 2020, a Fiat Palio Weekend saiu de linha após 23 anos, com mais de 530 mil unidades vendidas no Brasil.

06. Strada (1998)

Imagem: Stellantis/Divulgação

Celebrando seus 25 anos desde o lançamento em outubro de 1998, a icônica picape Fiat Strada oferecia três versões: a Working 1.5 (76 cv), a Trekking 1.6 8V (92 cv) e a LX 1.6 16V (106 cv). Na época, esses modelos estavam disponíveis por um preço inicial de R$ 17.150,00, destacando-se como opções acessíveis e repletas de recursos para os consumidores brasileiros.

Desde seu lançamento, com mais de 2 milhões de unidades produzidas, a Strada conquistou o título de veículo mais vendido no Brasil a partir de 2021, especialmente elogiada por sua versão equipada com motor 1.3 e transmissão automática.

Oferecendo versões de cabine estendida, cabine dupla e aventureira, sua caçamba possui dimensões generosas com 51 cm de altura, 1,29 metro de largura e 1,77 metro de comprimento (medidas internas). Em 2024, a Strada se tornou a primeira picape B-picape turbo flex do mundo com o lançamento da versão Ultra.

07. 500 (Cinquecento) (2009)

Imagem: Fiat Chrysler Automobiles (FCA)/Divulgação

Entre 1957 e 1975, o Fiat 500, também conhecido como Cinquecento, um dos carros populares produzido na Itália, chegou ao Brasil em outubro de 2009 para competir com o VW Fusca, BMW MINI e Smart Fortwo. Este ‘pequeno notável’, dessa vez fabricado em Toluca, México, foi distribuído para mais de 560 revendedores no Brasil.

Com um elegante design, o carro sofreu várias alterações estruturais e foi lançado no mercado brasileiro em cinco versões, com duas opções de motor e três tipos de transmissão. A versão de entrada, o Fiat 500 Cult, foi a mais vendida, com um preço inicial de R$ 39.900, equipado com motor EVO 1.4 flex brasileiro, que gera 85 cv com gasolina e 88 cv com etanol, disponível em duas opções de transmissão: manual de cinco velocidades ou automatizado Dualogic de cinco velocidades por R$ 42.990,00.

As outras versões incluem o 500 Sport Air, equipado com o novo motor MultiAir, o Sport Air com transmissão automática sequencial AISIN de seis velocidades, o Lounge Air, disponível apenas com transmissão automática, e a série especial “Prima Edizione”, composta por 500 veículos numerados que foram lançados no Brasil junto com as outras versões. Em 2021, o Fiat 500e chegou ao Brasil com o seu primeiro carro 100% elétrico.

08. Mobi (2016)

Imagem: Stellantis/Divulgação

O Mobi, um hatch subcompacto fabricado pela Fiat em Betim (MG), foi lançado em abril de 2016 com sua versão inicial Easy disponível por R$ 31.900,00. Desde então, tem se destacado pela sua economia, buscando sempre oferecer o melhor preço. Em 2024, assumiu a posição de veículo mais barato no Brasil, mantendo também sua presença entre os carros populares da renomada marca italiana.

Compacto e ágil, o Mobi, menor que o Uno, vem equipado com um motor 1.0L Fire 8v, entregando 75 cv (55 kW) com etanol e 73 cv (54 kW) com gasolina, a 6250 rpm, e associado a um câmbio manual de cinco velocidades. Em seu lançamento, oferecia seis níveis de acabamento: Easy, Easy On, Way, Way On, Like e Like On. Ao longo dos anos, uma nova configuração foi adicionada: a versão Trekking, com um visual mais aventureiro.

Em 2023, o Fiat Mobi conquistou a sexta posição no ranking dos 10 carros mais vendidos, com 73.433 unidades comercializadas. No mesmo ano, alcançou a impressionante marca de 500 mil unidades produzidas em pouco mais de 7 anos no mercado brasileiro, além de ser exportado para 12 países.

Em 2024, chega ao mercado com algumas atualizações na lista de equipamentos, mantendo-se como o veículo mais acessível no território brasileiro e consolidando sua posição como um dos carros populares entre os modelos da Fiat.

09. Toro (2016)

Imagem: Divulgação

A Fiat Toro, lançada em fevereiro de 2016 no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, Pernambuco, é o segundo fruto da parceria Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no Brasil, após o Jeep Renegade. Este lançamento, com preço inicial de R$ 76,5 mil, revolucionou o mercado nacional ao inaugurar o segmento altamente competitivo das picapes intermediárias. Combinando elementos do Renegade, a Toro apresenta uma fusão intrigante entre picape e SUV, denominada pela montadora como Sport Utility Pick-up (SUP).

Com motores 1.8 flex e 2.0 diesel, e opções de transmissão manual ou automática, a Toro oferece uma experiência única. Com potência recalibrada para 139 cv, alcança 175 km/h de velocidade máxima e uma capacidade de carga de 820 litros, podendo chegar a 1.225 litros com o extensor de caçamba.

Com dimensões de 4,91 metros de comprimento, 1,74 metros de altura e 1,84 metros de largura, a Toro está disponível em quatro versões, além de uma série especial de lançamento: Freedom 1.8 flex automática de 6 marchas; Freedom 2.0 diesel manual 4×2; Freedom 2.0 diesel manual 4×4; Volcano 2.0 diesel automática 9 marchas 4×4 e Freedom Opening Edition 1.8 flex automática de 6 marchas.

Em dezembro de 2023, a Fiat anunciou a produção de 500 mil unidades da Toro no Polo Automotivo da Stellantis. Até novembro do mesmo ano, mais de 46 mil unidades foram vendidas no Brasil. A Fiat Toro 2024 representa um avanço notável para esta linha de picapes, com melhorias e atualizações significativas, incluindo versões como: Endurance Turbo 270 Flex AT6 Flex; Freedom Turbo 270 Flex AT6 Flex; Volcano Turbo 270 Flex AT6 Flex; Volcano Turbodiesel 4×4 AT9 Diesel; Ranch Turbodiesel 4×4 AT9 Diesel e Ultra Turbodiesel 4×4 AT9 Diesel.

10. Argo (2017)

Imagem: Stellantis/Divulgação

O Fiat Argo foi lançado no Brasil em maio de 2017 com preços a partir de R$ 46.800,00, oferecendo uma opção econômica e eficiente no segmento de compactos. Rapidamente, tornou-se um dos líderes de mercado, sucedendo modelos como o Bravo, o Punto e versões mais premium do Palio. Equipado com motores Firefly, o Argo trouxe uma nova era para a Fiat.

A versão de entrada conta com o motor 1.0 Firefly flex, com transmissão manual de cinco marchas, gerando 77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque. Nas opções seguintes, há o motor 1.3 Firefly, com 109 cv e 14,2 kgfm de torque, disponível com transmissão manual ou automatizada GSR, evolução do Dualogic, com trocas por botões. No topo da linha está o motor 1.8 Etorq flex, com 139 cv e 19,3 kgfm de torque, combinado com uma transmissão manual ou automática de seis marchas.

Com o tempo, o Argo se destacou como um dos carros mais populares da Fiat. Lançaram-se variantes como o Argo Trekking e o sedã Fiat Cronos em 2018. Apesar de poucas mudanças visuais, em fevereiro de 2024, o Argo atingiu quase 500 mil unidades emplacadas e foi o carro de passeio mais vendido durante o Carnaval, segundo a Fenabrave.

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