Brasil é o principal alvo de ataques cibernéticos na América Latina

O Relatório de Inteligência de Ameaças DDoS do segundo semestre de 2022 na América Latina revelou que o Brasil é o maior alvo de ataques cibernéticos de organizações criminosas, com crescimento de 19% em relação ao primeiro semestre do ano anterior. O levantamento é da Netscout System, empresa de soluções de cibersegurança, e analisa o impacto dos ciberataques em instituições do mundo todo.

Invasões no Brasil

Os dados levantados pelo relatório mostram que o Brasil segue como o maior alvo das organizações criminosas cibernéticas. O país encabeça o ranking de ataques DDoS (sigla para Distributed Denial of Service, que significa um tipo de ataque cibernético de grande dimensão), com 285,5 mil ocorrências (39,23% dos 686 de toda a região).

Leia mais:

Ataques cibernéticos batem recorde em 2022Como denunciar uma conta falsa no WhatsApp7 dicas para evitar ataques cibernéticos

Segundo reportado, os principais alvos dos cibercriminosos são instituições de telecomunicação sem fio (33,5 mil casos) e telecomunicação com fio (10,05 mil casos) brasileiras. Outros setores, como servidores de processamento de dados (7,5 mil), agências e corretoras de seguros (7,07 mil) e empresas locais de transporte de cargas (dois mil) também atraem a atenção dos grupos criminosos.

Os ataques duram, em média, 16 minutos e têm força máxima de 288,16 GB por segundo.

Mais informações do relatório

Na América Latina como um todo, 49% das invasões duraram de cinco a 15 minutos;O foco principal é a telecomunicação sem fio (48,4 mil ocorrências), com fio (41,9 mil) e servidores de processamento de dados (11,3 mil);Globalmente, os ataques aumentaram 13% em relação ao primeiro semestre de 2022, totalizando 6,7 milhões de intrusões;Dessas, 2,1 milhões aconteceram em países da Europa, Oriente Médio e África;O setor de segurança nacional dos Estados Unidos registrou aumento de 16,815% nos ataques relacionados ao grupo pró-Rússia Killnet, incluindo auge após as observações públicas do presidente Joe Biden na Cúpula do G7 e outro no mesmo dia em que os presidentes francês e americano reafirmaram seu apoio à Ucrânia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Brasil é o principal alvo de ataques cibernéticos na América Latina apareceu primeiro em Olhar Digital.

Liked Liked