ByteDance descarta venda e prefere encerrar TikTok nos EUA; entenda

A ByteDance, proprietária do TikTok, não pensa em vender a rede social para uma empresa americana para combater a possível proibição nos Estados Unidos. Segundo fontes da Reuters, a companhia chinesa prefere encerrar o aplicativo no país caso se esgotem as opções para lutar contra a suspensão na justiça.

Leia mais:

Banimento do TikTok nos EUA: O que políticos, usuários e ‘creators’ pensam

TikTok vai fiscalizar e punir conteúdos impróprios

TikTok Lite: saiba tudo sobre o aplicativo

Venda do TikTok é improvável

O fim do TikTok nos EUA teria impacto limitado nos negócios da ByteDance.

Os EUA foram responsáveis ​​por cerca de 25% das receitas gerais do TikTok em 2023.

Os usuários ativos diários do TikTok no país também representam apenas cerca de 5% do total.

A maioria da receita da ByteDance vem da China, de aplicativos como o Douyin (o equivalente chinês do TikTok).

Logo, a controladora prefere que o aplicativo seja encerrado nos EUA, na pior das hipóteses, do que vendido a um comprador americano.

Os algoritmos usados pelo TikTok também são considerados essenciais para outras operações da ByteDance, tornando ainda mais improvável a venda do aplicativo. As informações são de diferentes fontes anônimas ouvidas pela Reuters.

Imagem: Ringo Chiu/Shutterstock

O que diz a ByteDance

A empresa confirmou nesta quinta-feira (25) em comunicado que não planeja vender o TikTok. O The Information sugeriu que a ByteDance está explorando a venda da rede social nos EUA sem incluir o algoritmo que recomenda vídeos para usuários, mas nada foi confirmado oficialmente.

O CEO da TikTok, Shou Zi Chew, também disse esta semana que espera bloquear a legislação sancionada pelo presidente Joe Biden que, segundo ele, “proibiria o aplicativo de vídeos curtos usado por 170 milhões de americanos”.

O projeto de lei, aprovado pela maioria no Senado americano na terça-feira (23), é motivado por preocupações de que a China possa acessar dados de americanos, representando ameaça à segurança nacional.

Vale lembrar que em 2020, a governo Trump também tentou derrubar o TikTok sem sucesso. Desde então, o aplicativo de vídeos curtos enfrenta proibições parciais nos Estados Unidos e em outros países.

O post ByteDance descarta venda e prefere encerrar TikTok nos EUA; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Liked Liked