E o Bard? Google estaria priorizando nova tecnologia de busca

O Google faz pesquisas de inteligência artificial há anos. O laboratório da empresa DeepMind, em Londres, é considerado um dos melhores centros de estudo sobre o assunto do mundo. Além disso, a big tech foi pioneira em projetos de IA — como carros autônomos e os chamados “grandes modelos de linguagem” (LLMs, na sigla em inglês), que são usados ​​no desenvolvimento de chatbots.

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Nos últimos anos, o Google usou LLMs para melhorar a qualidade de seus resultados de pesquisa, mas evitou a adoção total da IA. Essa cautela tem como justificativa a tendência dessa tecnologia de gerar declarações falsas e tendenciosas.

O futuro

A ideia é construir um novo mecanismo de busca com esse tipo de tecnologia. A empresa também está atualizando a já existente com recursos de IA, de acordo com documentos internos analisados pelo The Times.

A nova ferramenta, batizada de Projeto Magi, está sendo criada por designers, engenheiros e executivos para ajustar e testar as versões mais recentes. O novo mecanismo de busca ofereceria aos usuários uma experiência muito mais personalizada do que o serviço atual da empresa, tentando antecipar as necessidades dos usuários.

Nem todo brainstorming ou ideia de produto leva a um lançamento, mas, como dissemos antes, estamos entusiasmados em trazer novos recursos baseados em IA para a pesquisa e compartilharemos mais detalhes em breve.

Lara Levin, porta-voz do Google.

A corrida do Google é contra o tempo e, principalmente, contra o ChatGPT — desde que a OpenAI demonstrou a tecnologia em novembro de 2022. Duas semanas depois, o buscador criou uma força-tarefa para começar a construir produtos de IA.

E o Bard?

Aparentemente, o Google quer dar um passo de cada vez. Como você deve se lembrar, a estreia do Bard acabou deixando a desejar. Além disso, o Bard e o Projeto Magi devem coexistir. Olha só:

Os planos para o novo mecanismo de busca ainda estão nos estágios iniciais, sem um cronograma claro de quando a nova tecnologia será lançada.O sistema aprenderia o que os usuários desejam saber com base no que estão pesquisando quando começam a usá-lo. E ofereceria listas de opções pré-selecionadas de objetos para comprar, informações para pesquisar, etc. Também seria mais informal — como conversar com uma pessoa prestativa.Mas, muito antes que o mecanismo de busca possa ser reconstruído, o Projeto Magi adicionará recursos à ferramenta existente, de acordo com documentos internos obtidos pelo The New York Times.O Google tem mais de 160 pessoas trabalhando em tempo integral, segundo uma fonte do jornal.O Magi manteria os anúncios no mix de resultados de pesquisa. Isso é importante para o Google, já que os anúncios de pesquisa são a principal forma de ganhar dinheiro. O Bard, por outro lado, não apresenta anúncios. E há uma expectativa na indústria de tecnologia de que as respostas de IA nos mecanismos de pesquisa possam tornar os anúncios menos relevantes para os usuários.Na semana passada, o Google convidou alguns funcionários para testar os recursos do Magi e os incentivou a fazerem perguntas complementares ao mecanismo de busca para avaliar sua capacidade de manter uma conversa. Espera-se que o Google libere as ferramentas para o público no próximo mês e adicione mais recursos no segundo semestre, de acordo com o documento de planejamento.A empresa planeja liberar inicialmente os recursos para, no máximo, um milhão de pessoas. Esse número deve aumentar progressivamente para 30 milhões até o final do ano. Os recursos estarão disponíveis exclusivamente nos Estados Unidos.

Com informações do jornal The New York Times.

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