O que aconteceria com a Terra se o Sol virasse um buraco negro?

Todos sabemos que, um dia, o Sol irá morrer. Atualmente, ele está na metade de sua vida, e continua a criar energia e hélio de forma constante a partir da fusão de átomos de hidrogênio em seu núcleo.

Conforme o hidrogênio fornecido no núcleo de uma estrela, como o Sol, vai se esgotando, ela começa a entrar em sua fase de gigante vermelha.

Leia mais:

Por que você não deve usar celular no banheiro?

Qual é a origem dos nomes dos planetas do Sistema Solar?

Campo magnético da Terra pode ser mais antigo que a vida, diz estudo

Em cerca de cinco bilhões de anos, o Sol começará a ficar sem hidrogênio em seu núcleo para se fundir e começará a entrar em colapso. Isso permitirá que o ele comece a fundir elementos mais pesados ​​no núcleo, juntamente com a fusão do hidrogênio em concha enrolada no núcleo. Quando isso acontecer, a temperatura do Sol aumentará e as camadas externas de sua atmosfera se expandirão tanto, para o Espaço, que eles engolirão a Terra.

NASA, em artigo

De acordo com o IFLScience, essa fase durará um bilhão de anos, enquanto seus materiais fundíveis vão se esgotando e suas camadas exteriores são liberadas, resultando em pequena anã branca com cerca de metade da massa do Sol e mais ou menos com o mesmo tamanho da Terra.

Sol virando um buraco negro?

O Sol é muito pequeno para se tornar um buraco negro, mas o que aconteceria caso isso fosse possível? Veja abaixo a impressão de um artista acerca da hipótese impossível de o Sol se tornar um buraco negro:

Poderíamos presumir que, caso o Sol desse lugar a um buraco negro, a Terra iria de encontro a ele;

Isso porque a força gravitacional dos buracos negros é tão forte que até a luz sucumbe;

Só que há um porém: eles não têm força gravitacional superior à criada por sua massa;

sua grande atração gravitacional vem do fato de terem sido criados por estrelas gigantescas com grandes massas colapsadas sobre si mesmas;

Ou seja, se existisse a chance de o Sol virar um buraco negro, sua massa seria a mesma da estrela que o originou.

Ao contrário do mito popular, um buraco negro não é um aspirador cósmico. Se nosso Sol fosse subitamente substituído por um buraco negro da mesma massa, a órbita da Terra em torno do Sol permaneceria inalterada.

NASA, em artigo

Além da órbita que conhecemos, o resto também mudaria rapidamente. Para se ter uma ideia, o Sol, que hoje tem cerca de 700 mil km de raio, encolheria para apenas três quilômetros de raio.

A visão que você teria, contudo, não seria preocupação, pois a principal fonte de calor (processos geotérmicos ainda ocorreriam dentro dos planetas) de nosso Sistema Solar teria se apagado.

Sem tal fonte de energia, a fotossíntese deixaria de existir e, naturalmente, a vida na Terra seria extinta. Mas, pelo menos, nosso planeta manteria sua órbita. Menos mal.

Liked Liked