Relatório do Google traz potencial impacto econômico da IA generativa

O Google divulgou, nesta quinta-feira (25), um relatório elaborado pelo pesquisador Andrew McAfee, que discorre sobre os potenciais impactos econômicos da inteligência artificial (IA) generativa.

Segundo o Google, o relatório “é o produto da pesquisa original da McAfee sobre IA e economia, trabalhando em estreita colaboração com especialistas do Google para se concentrar em como o recente aumento na IA generativa pode impactar a produtividade, os mercados de trabalho e as habilidades de que os trabalhadores precisam para ter sucesso em economia alimentada por IA”.

Leia mais:

5 IAs para criar vídeos a partir de texto

Como criar seu “próprio” ChatGPT; veja passo a passo

Empresas de IA concordam em reprimir geração de imagens de abuso infantil

Principais pontos do relatório do Google sobre IA generativa

Para o pesquisador, a IA generativa está entre raras tecnologias poderosas o bastante para acelerar o crescimento econômico global;

Ele traz estimativa que aponta que cerca de 80% dos empregos nos EUA poderiam ter ao menos 10% de suas tarefas realizadas duas vezes mais rápido (sem perda de qualidade) com o uso da IA generativa;

McAfee afirma que a tecnologia já está proporcionando grandes ganhos de produtividade e que ela gerou impacto mais rapidamente que tecnologias anteriores, como a máquina a vapor, por conta de sua rápida difusão pela internet e facilidade de uso;

Ele prevê que os ganhos de produtividade aumentarão e se espalharão conforme as pessoas e corporações apresentem inovações adicionais para aproveitar a tecnologia;

“Como resultado, a produtividade global irá melhorar, resultando em aceleração do crescimento econômico”, afirmou o pesquisador.

Além de um crescimento mais rápido, a IA generativa trará outras mudanças. Reduzirá a procura de algumas competências, aumentará a procura de outras e criará procura de competências inteiramente novas.

Andrew McAfee, pesquisador

E o desemprego?

Para McAfee, os receios de aumento no desemprego mundial por conta da IA são “provavelmente exagerados”. Pelo contrário; ele usa o exemplo de outras tecnologias de uso geral, que o crescimento que costumam trazer vem acompanhados por forte procura por mão-de-obra.

O pesquisador entende que as rápidas mudanças advindas com a disseminação da tecnologia “exigirão esforços de requalificação rápidos e eficazes”. Também sugere que tais esforços poderão se basear na IA na própria IA generativa, “ferramenta com a capacidade única de ajudar as pessoas a aprender como utilizá-la melhor”.

McAfee crê que a IA generativa é eficaz em melhorar o desempenho de trabalhadores iniciantes e ajuda a combater a desigualdade salarial, pois a tecnologia “acumula conhecimento e o disponibiliza a pedido [dos usuários]”.

Por fim, ele salienta que tecnologias de uso geral anteriores à IA generativa mudaram empresas e países líderes em diferentes setores. “Acreditamos que a IA generativa será igualmente poderosa”, ressalta.

Leia o relatório completo de McAfee aqui.

O post Relatório do Google traz potencial impacto econômico da IA generativa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Liked Liked