Submarino desaparecido: brasileiro lamenta morte de parceiro de missão espacial

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, na tarde desta quinta-feira (22) a OceanGate confirmou a morte dos cinco passageiros a bordo do submarino Titan, que estava desaparecido desde domingo (18), após iniciar uma expedição turística aos destroços do Titanic.

Entre as vítimas estava o empresário e explorador Hamish Harding, que voou para o espaço suborbital com a Blue Origin, de Jeff Bezos, em 2022. Ele participou da missão NS-21, o quinto voo tripulado da empresa, que contou também com o brasileiro Victor Hespanha a bordo.

Algumas horas após a confirmação das mortes, Hespanha lamentou a perda do companheiro de voo no Instagram.

“Que dia terrível, tão triste! Tivemos fé até o fim de que iríamos encontrá-lo em segurança. Não só a nossa tripulação, mas o mundo perde uma pessoa brilhante com um coração incrível”, escreveu o brasileiro, em inglês. “Nunca esquecerei seus conselhos durante um dos momentos mais importantes da minha vida! Agradeço a Deus por me conceder o privilégio de caminhar brevemente ao seu lado, Astronauta Hamish Harding! Descanse em paz!”.

Hespanha finaliza a mensagem cumprimentando os familiares de Harding: “Minha oração especial vai para Linda, sua esposa e toda a família! Que o Deus Todo-Poderoso os conforte neste momento difícil, conte sempre conosco”.

A OceanGate confirmou, nesta quinta-feira (22), que todos os passgeiros do submarino Titan estão mortos. Crédito: Divulgação/Ocean Gate

Relembre o caso:

O submarino Titan, usado para expedições turísticas até os destroços do Titanic, sumiu no domingo (18);Operado pela OceanGate Expeditions e construído com ajuda da NASA, o veículo pesava 10.432 kg e tinha capacidade para atingir até quatro mil metros com 96 horas de suporte de vida disponível para uma tripulação de cinco pessoas;Estavam a bordo do submarino: Stockton Rush (fundador e CEO da OceanGate), Shahzada Dawood (empresário paquistanês e curador do Instituto SETI), Suleman Dawood (filho de Shahzada, de 19 anos), Paul-Henry Nargeolet (explorador e ex-mergulhador da Marinha francesa) e Hamish Harding (presidente da empresa de corretagem de jatos Action Aviation, além de explorador recordista em vários segmentos);A tripulação perdeu contato com seu navio de base na superfície, o Polar Prince, uma hora e 45 minutos depois de iniciar a descida;Na terça-feira (20), a Guarda Costeira informou que os tripulantes eles tinham poucas horas de oxigênio disponível;O mar agitado e a neblina dificultaram as buscas, de acordo com o suboficial Robert Simpson, porta-voz da Guarda Costeira;Agências, militares e empresas dos EUA e do Canadá que atuam em águas profundas ajudaram na operação de resgate, usando aviões, um submarino e sonoboias;Nesta quinta-feira (22), após pouco mais de três dias completos desde o desaparecimento, as autoridades concluíram não ser mais possível encontrar as vítimas com vida;Após as famílias serem informadas, o anúncio das mortes veio a público;Os destroços encontrados na área de busca indicam perda de pressão da cabine do submarino, o que gerou uma “implosão catastrófica”, segundo o contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger.

Leia mais:

Submarino desaparecido: história virou documentário que já foi ao arSubmarino desaparecido: Marcos Pontes oferecia passeio; veja requisitosSubmarino desaparecido: ex-funcionários alertaram sobre segurança anos atrás

Outras “conexões espaciais” do submarino de expedição ao Titanic

Antes desse episódio, o submarino Titan já havia feito uma série de mergulhos bem-sucedidos para os destroços do Titanic, que se tornou o mais famoso naufrágio da história ao afundar no Atlântico Norte depois de colidir com um iceberg durante sua viagem de estreia, em 1912.

Conforme mencionado, o veículo teve a participação da NASA na construção;Um dos membros, o empresário paquistanês Shahzada Dawood, era curador do Instituto SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre);Alan Stern, cientista planetário que lidera a missão New Horizons, da NASA, a Plutão e ao Sistema Solar externo, já participou de um dos mergulhos do Titan;Scott Parazynski, ex-astronauta da agência, também fez essa viagem, se juntando ao conselho de diretores da OceanGate no ano passado;Além disso, a empresa disse que a megaconstelação Starlink, da SpaceX, forneceria serviço de internet para essa expedição mais recente ao Titanic.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Submarino desaparecido: brasileiro lamenta morte de parceiro de missão espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.

Liked Liked