‘Rensga’: veja o significado do termo que dá nome à série da Globoplay

Palavra é usada para expressar coisas positivas, incríveis, importantes e impressionantes. Linguista diz que foi criada para demonstrar, com um som, intensidade do sentimento. ‘Rensga’: veja o significado do termo que dá nome à série da Globoplay
Rensga significa incrível, positivo e importante. Se você vai a Goiás, em especial a Goiânia, experimenta uma pamonha e acha saborosa: “rensga, que delícia”. Mas se você vê uma cena muito chocante ou sensacional: “rensga!”, também.
O termo dá nome à nova série da Globoplay, Rensga Hits!, ficção que mistura drama e comédia e se passa no mercado da música sertaneja feminina.
LEIA TAMBÉM
Servidores da UFG criam dicionário de ‘goianês’ com mais de 4 mil palavras e expressões regionais
QUIZ: Teste o seu nível de fluência em ‘goianês’
Do ‘tem base?’ ao ‘aném’: UFG estuda expressões típicas da fala goiana
O linguista e professor de português Carlos André disse que o termo não tem relação com nenhuma palavra existente. É uma interjeição com origem onomatopaica.
“É uma palavra que surge para criar um som que traduza a intensidade do sentimento daquele momento”, explicou.
Um exemplo para se comparar é o “vish”, palavra que surge para reproduzir um som ainda não existente e demonstrar um sentimento ou situação.
Rensga é usado principalmente na capital goiana. A palavra é usada principalmente de forma positiva. Mas pode exemplificar uma situação negativa, de susto. “Se você está andando pela rua, vê um acidente, você fala: ‘Rensga, tenho que ir lá ajudar’”, exemplificou o professor.
Carlos André destacou a importância de produções artísticas usarem termos regionalistas. É uma identificação com a cultura, além de causar aproximação e humanização com a série ou filme.
‘Rensga Hits’: série com Alice Wegmann, Deborah Secco e Fabiana Karla vai homenagear Marília Mendonça e feminejo
Montagem/g1
Série
A série estreou na quinta-feira (4) no Globoplay e acompanha a história de Raíssa, uma jovem do interior traída pelo noivo. Ela abandona o altar e segue o sonho de viver da música em Goiânia.
O termo goiano é o nome da produtora de Marlene (Deborah Secco). A concorrente da Rensga Hits é a Joia Maravilha Records, de Helena (Fabiana Karla).
No meio da disputa, Raíssa tem uma música roubada por Gláucia Figueira (Lorena Comparato). A criação de “Rensga Hits!’ é de Carolina Alckmin e Denis Nielsen.
Série Rensga Hits, da Globoplay
Reprodução/Globoplay

Liked Liked