UNITAU estimula inovação com novo Hub no campus da Juta

Espaço de pré-incubação de ideias incentiva cultura do empreendedorismo no ambiente acadêmico A aplicação do empreendedorismo é uma das tendências da educação inovadora. Essa metodologia incentiva e orienta os alunos para o desenvolvimento de uma visão empreendedora, estimulando a proatividade, o protagonismo e a criatividade.
Uma das práticas necessárias para a execução dessa metodologia é a lapidação de ideias levantadas por alunos. Esse é o propósito do novo Hub de Inovação da Universidade de Taubaté, inaugurado em junho no campus da Juta. A iniciativa integra o conceito da Universidade do Futuro, com a implantação da cultura do empreendedorismo e da inovação no ambiente acadêmico.
O Hub será um “berçário” para as ideias que possam ser transformadas em empreendimentos. Nessa etapa de pré-incubação, os alunos apresentam propostas e participam de um intensivo de seis semanas para transformá-las em um modelo de negócio, que passa por uma validação externa no mercado. Em caso de sucesso, o projeto vai para o HITT, espaço de inovação e de tecnologia mantido pela Prefeitura de Taubaté, com gestão da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação (Fapeti) da UNITAU.
Além das propostas, os alunos também devem trabalhar com demandas apresentadas por empresas da região, como a solução de problemas. O corpo docente envolvido no Hub terá a dupla missão de participar de ações de mentoria e de promover as ideias dentro dos planos de ensino nas salas de aula.
Essa é a primeira versão do Hub de Inovação, denominada pocket, com planejamento para ampliação. Inicialmente, as instalações incluem uma sala para pré-incubação, com ambientes para coworking e mentorias, sistema de telefonia, internet e wifi. A primeira turma de alunos empreendedores a ocupar o espaço deve contar com 20 posições disponíveis.
A sustentabilidade também terá espaço no Hub, com uma sala em que ficará o escritório do Centro UNITAU Sustentável (CEUS). O CEUS iniciou as atividades em março de 2022, com foco na promoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança, em alinhamento com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Vestibular
O campus da Juta abriga, além do Hub, cursos de Engenharia da UNITAU, que recebem inscrições para o Vestibular de Inverno 2022. Estão disponíveis Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia Aeronáutica e Engenharia Mecânica.
Outros 11 cursos também são oferecidos no processo seletivo, com início das aulas em agosto de 2022. Saiba mais acessando a página do vestibular da UNITAU.

Liked Liked